
A aventura da versão mais económica do Tesla Cybertruck foi curta. Cerca de cinco meses após o seu lançamento, o modelo com tração traseira (RWD), conhecido como Long Range, foi discretamente removido do configurador online da marca, deixando os potenciais compradores com opções consideravelmente mais caras.
Até agora, o modelo Long Range com tração traseira era a porta de entrada para a futurista pick-up elétrica, com um preço inicial de 69.990 dólares (aproximadamente 65.500 euros, à taxa de câmbio atual). Com a sua remoção, os interessados no Cybertruck têm agora de escolher entre a versão de tração integral (All-Wheel Drive), que começa nos 79.990 dólares (cerca de 74.800 euros), e o topo de gama Cyberbeast, cujo preço ascende aos 114.990 dólares (cerca de 107.000 euros).
Uma vida curta e com algumas cedências
Lançada em abril, a versão mais acessível do Cybertruck chegou ao mercado com um preço 10.000 dólares acima do inicialmente previsto e com vários cortes em equipamento para justificar o valor mais baixo. Este modelo não incluía a cobertura elétrica da caixa de carga, suspensão adaptativa, o ecrã tátil para os passageiros traseiros, a barra de luz traseira ou as tomadas elétricas na área de carga.
Além disso, contava com apenas um motor, o que resultava numa menor capacidade de reboque e de carga útil em comparação com os seus irmãos mais potentes. A juntar a estes fatores, o fim iminente do crédito fiscal federal para veículos elétricos nos EUA tornaria a compra deste modelo ainda menos vantajosa.
Vendas fracas podem justificar a decisão
A Tesla não ofereceu qualquer explicação oficial para a súbita remoção do modelo, mas a razão poderá estar ligada ao desempenho de vendas aquém do esperado. Segundo um relatório da Cox Automotive, empresa-mãe de conceituadas plataformas como a Kelley Blue Book, a Tesla vendeu apenas 4.306 unidades do Cybertruck durante o segundo trimestre de 2025.
Este número representa uma queda superior a 50% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano anterior, sugerindo que a procura pela pick-up elétrica poderá não estar a corresponder às expectativas iniciais da empresa liderada por Elon Musk. A estratégia parece agora passar por focar-se nas versões mais equipadas e com maior margem de lucro.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!