1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Carros à venda

 

As exportações chinesas de veículos elétricos registaram um crescimento robusto em setembro, quando comparado com o mesmo período de 2024. Este aumento reflete a aposta crescente das marcas chinesas na sua expansão internacional, de acordo com os dados mais recentes da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis (CAAM).

 

Os números revelam que as exportações de veículos eletrificados, que englobam tanto os modelos 100% elétricos como os híbridos, atingiram as 222.000 unidades. Este valor representa o dobro do registado em setembro do ano anterior, embora assinale uma ligeira descida face às 224.000 unidades exportadas em agosto deste ano.

 

Aposta nos mercados externos para fugir à guerra de preços

 

A crescente pressão sobre as margens de lucro, motivada pela sobrecapacidade industrial e por uma agressiva guerra de preços no mercado interno, tem levado os fabricantes chineses a focarem-se cada vez mais nos mercados internacionais. A Europa e o sudeste asiático surgem como os principais destinos desta estratégia de expansão.

 

Neste contexto, a BYD, o maior produtor de veículos elétricos da China, destacou-se ao anunciar que o Reino Unido se tornou no seu principal mercado externo. A empresa registou um crescimento impressionante de 880% nas vendas em setembro, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No total, foram comercializados 11.271 veículos no Reino Unido no último mês, com a versão híbrida plug-in do SUV Seal U a liderar as vendas.

 

Arrefecimento do mercado doméstico

 

Apesar do sucesso nas exportações, o mercado doméstico chinês dá sinais de abrandamento. As vendas de automóveis ligeiros de passageiros aumentaram 11,2% em setembro em termos homólogos, um crescimento inferior aos 15% registados no mês anterior.

 

Mesmo com as tentativas das marcas de travar as guerras de preços, a concorrência interna continua intensa. Um reflexo disso é a queda de 5,5% nas vendas domésticas da BYD em setembro, face a igual período de 2024. Este foi o primeiro recuo mensal da gigante chinesa desde fevereiro do ano passado.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech