
A BYD, gigante chinesa de veículos elétricos, anunciou aquela que é a maior recolha de veículos da sua história, afetando mais de 115.000 unidades no mercado chinês. Em causa estão defeitos de design e riscos de segurança associados às baterias de alguns dos seus modelos mais populares.
A notícia foi avançada esta sexta-feira pela Administração Estatal de Regulação do Mercado da China, que detalhou os problemas encontrados nos modelos das séries Tang e Yuan Pro, tanto nas versões elétricas como híbridas, fabricados entre 2015 e 2022.
Avaria no motor afeta série Tang
Cerca de 44.500 unidades da série Tang serão chamadas à oficina devido a uma falha no controlador do motor de tração. Segundo o regulador, o defeito pode levar à corrosão da placa de circuitos, resultando numa potencial perda de potência elétrica durante a condução, o que representa um sério risco para a segurança.
Entrada de água ameaça baterias do Yuan Pro
No caso do Yuan Pro, o problema afeta aproximadamente 71.200 veículos. A falha reside nos selos da bateria, que foram mal instalados de fábrica. Esta deficiência pode permitir a infiltração de água no compartimento da bateria, provocando uma redução na potência de saída do veículo e comprometendo a sua integridade.
BYD garante reparação gratuita
A BYD assegurou que irá corrigir os problemas sem qualquer custo para os proprietários dos veículos afetados. O organismo regulador chinês declarou que "a BYD Auto Industry Co., Ltd. autorizará os seus concessionários a aplicar um selante especial e reforçar a caixa da bateria gratuitamente nos veículos afetados, restaurando a impermeabilidade e eliminando o risco de segurança". Desta forma, a empresa espera resolver as falhas de design e tranquilizar os seus clientes.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!