
A Apple parece estar a ficar para trás na corrida da Inteligência Artificial (IA) e, ao que tudo indica, as consequências internas estão a ser mais notórias do que as externas. Embora continue a ser a marca mais valiosa em 2025, a empresa de Cupertino debate-se para desenvolver funcionalidades de IA que consigam competir com as ofertas da Google e da OpenAI.
Nova Siri gera "preocupações" internamente
De acordo com Mark Gurman da Bloomberg, alguns funcionários da Apple que estão a testar a futura atualização iOS 26.4 expressaram "preocupações" sobre o desempenho da nova versão da Siri, sem, no entanto, apontar detalhes específicos.
Uma vez que o lançamento do iOS 26.4 está previsto apenas para a primavera de 2026, a Apple ainda tem tempo para corrigir os problemas. Contudo, já passou mais de um ano desde que a empresa prometeu uma Siri renovada, mais inteligente e com capacidade de compreender o contexto pessoal e o que está no ecrã.
Até agora, a Apple tem recorrido ao ChatGPT para as tarefas mais pesadas, mas os rumores sobre uma Siri renovada com capacidades semelhantes têm sido marcados por atrasos inesperados. Na WWDC deste ano, onde o iOS 26 foi apresentado, não houve qualquer grande anúncio sobre a assistente de voz.
Fuga de talentos e dependência de rivais
Para agravar a situação, os modelos de IA desenvolvidos internamente pela Apple têm ficado atrás dos da concorrência. As mais recentes expectativas recaem sobre o iOS 26.4, mas os problemas internos continuam a avolumar-se com a saída de executivos seniores da área de IA.
A saída mais recente é a de Ke Yang, que rumou à Meta poucas semanas após ser nomeado para liderar o ambicioso projeto da Apple para um rival do ChatGPT. Yang chefiava a equipa de Respostas, Conhecimento e Informação (AKI), criada especificamente para a renovação da Siri.
Enquanto a Google já aproveitou para ironizar as dificuldades da Apple, relatórios recentes sugerem que a empresa da maçã poderá mesmo ter de bater à porta da gigante das pesquisas para usar o Gemini na sua nova Siri. Outras fontes indicam que a tecnologia da OpenAI ou da Anthropic também está a ser considerada.
Apesar de tudo, Gurman nota que a corrida da IA ainda não afetou as vendas do iPhone 17. Aliás, a Apple planeia aumentar a produção para as variantes standard, Pro e Pro Max da nova série. Mais detalhes sobre os planos futuros da empresa deverão ser conhecidos no final do mês, durante a apresentação dos resultados financeiros do último trimestre de 2025.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!