
A Microsoft começou a testar uma nova funcionalidade no Windows 11 que sugere aos utilizadores a realização de uma análise à memória do sistema após o computador ter sofrido um "Ecrã Azul da Morte" (BSOD). Estas notificações serão exibidas sempre que o dispositivo encontrar um erro crítico do qual o sistema operativo não consegue recuperar.
A nova ferramenta de diagnóstico proativo de memória foi desenhada para melhorar a fiabilidade do sistema. O objetivo é garantir que os problemas de memória que podem levar a um erro fatal sejam encontrados e resolvidos antes que causem instabilidade geral no computador.
De momento, a funcionalidade não está disponível em dispositivos ARM64 nem em sistemas com certas configurações de segurança ativas, como a Proteção de Administrador ou o BitLocker sem Secure Boot.
Como funciona a nova ferramenta de diagnóstico
"Estamos a introduzir uma nova funcionalidade que ajuda a melhorar a fiabilidade do sistema. Se o seu PC sofrer um 'bugcheck' (rearranque inesperado), poderá ver uma notificação ao iniciar sessão a sugerir uma análise rápida à memória", explicou Amanda Langowski, líder do Programa Windows Insider.
"Se optar por executá-la, o sistema agendará uma análise do Diagnóstico de Memória do Windows para o próximo reinício (demorando em média 5 minutos ou menos) e continuará para o Windows. Se um problema de memória for encontrado e mitigado, verá uma notificação após o reinício", acrescentou.
Nesta fase inicial de testes, todos os códigos de erro que resultem num "Ecrã Azul da Morte" irão despoletar a notificação de diagnóstico, enquanto a Microsoft investiga as ligações entre as falhas do sistema operativo e a corrupção de memória. No entanto, a empresa planeia refinar esta abordagem no futuro para incluir apenas um número mais limitado de erros.

A funcionalidade está agora a ser disponibilizada para os utilizadores dos canais Dev e Beta do programa Windows Insider que tenham instalado as versões Windows 11 Insider Preview Build 26220.6982 e Windows 11 Insider Preview Build 26120.6982, respetivamente.
Outras novidades a caminho do Windows
Este novo sistema de diagnóstico surge pouco depois de a Microsoft ter começado a testar novas capacidades de conectividade para o seu assistente de IA, o Copilot, permitindo a ligação a contas de email do Outlook e Gmail, bem como a serviços de terceiros como o Google Calendar e o Google Drive.
Recentemente, a empresa anunciou também os Copilot Actions, uma nova funcionalidade que permite aos agentes de IA executar tarefas em ficheiros e aplicações locais, com cada área de trabalho a funcionar como uma sessão secundária do Ambiente de Trabalho Remoto do Windows.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!