
A promessa de um escritório virtual, com múltiplos monitores e sem as limitações do espaço físico, acaba de se tornar muito mais acessível. A Meta anunciou que a funcionalidade Mixed Reality Link está agora disponível para todos os utilizadores dos seus óculos de realidade mista, os Meta Quest 3 e os recém-lançados 3S, trazendo uma experiência de produtividade imersiva com o Windows 11 para o meio da sua sala.
A funcionalidade, que esteve em testes públicos limitados desde o ano passado, permite que os utilizadores transformem o seu ambiente num autêntico centro de trabalho virtual. Conforme detalhado pela Microsoft, no blog oficial do Windows, a experiência está a ser lançada para todos os equipamentos com o mais recente Horizon OS.
Como transformar a sua sala num escritório virtual?
O processo é relativamente simples. Depois de instalar a aplicação Mixed Reality Link no seu computador com Windows 11, basta emparelhar a máquina com os óculos Meta Quest. A partir daí, o sistema cria um ambiente virtual que exibe o equivalente a vários monitores de alta resolução, que pode organizar e redimensionar como desejar.
Esta solução não se limita apenas ao computador que tem em casa. A Microsoft garante compatibilidade com soluções baseadas na nuvem, como o Windows 365 Cloud PC, Azure Virtual Desktop e Microsoft Dev Box, permitindo aceder ao seu ambiente de trabalho virtual a partir de qualquer lugar.
A democratização da produtividade imersiva
A experiência é semelhante à que a Apple oferece com o seu Vision Pro, mas com uma diferença que salta à vista: o preço. Enquanto o dispositivo da Apple começa nos exorbitantes 3.500 dólares (cerca de 3.300 euros), os novos Meta Quest 3S têm um preço de entrada de apenas 300 dólares (aproximadamente 285 euros). Esta diferença abismal torna a ferramenta de trabalho virtual da Meta uma opção muito mais viável para o consumidor comum e para empresas que queiram explorar novas formas de produtividade.
Este lançamento reforça o forte investimento da Meta na realidade virtual e aumentada. A empresa tem vindo a explorar o futuro da tecnologia, tendo recentemente apresentado protótipos de um headset de realidade virtual futurista, que promete experiências "indistinguíveis do mundo físico", e os novos óculos inteligentes Ray-Ban com IA integrada.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!