
A Google continua a expandir o seu mapa digital do mundo e, desta vez, o Google Maps recebeu uma atualização de peso que leva o Street View à Bósnia e Herzegovina. A gigante das pesquisas anunciou que cobriu mais de 30.000 quilómetros de estradas nesta nação dos Balcãs, incluindo as principais cidades e as vias que as ligam.
Entre as novas áreas exploráveis estão locais como a capital, Sarajevo, mas também Banja Luka, Mostar, Tuzla, Zenica, Bijeljina e Trebinje.
Uma viagem pela histórica Sarajevo
Para quem gosta de história, a capital deste país do sudeste europeu é um ponto de partida obrigatório. Graças a esta atualização, já é possível passear virtualmente pela imponente Câmara Municipal de Sarajevo (Vijećnica), explorar o histórico bazar Baščaršija, ver a famosa fonte Sebilj ou atravessar a Ponte Latina.
A Bósnia e Herzegovina tem uma história incrivelmente rica, tendo feito parte do Império Romano, do Império Bizantino, do Império Otomano por mais de 400 anos, do Império Austro-Húngaro e da Jugoslávia, antes de se tornar uma nação independente.
Património da UNESCO a um clique de distância
Mas as novidades não se ficam pela capital. O país tem locais icónicos e vários classificados como Património Mundial da UNESCO, que agora podem ser visitados virtualmente.
Um dos maiores destaques é a ponte Stari Most em Mostar, um Património Mundial da UNESCO que atravessa o rio Neretva. Junta-se-lhe a Ponte Mehmed Paša Sokolović (em Višegrad), também da era otomana e listada pela UNESCO, e os monumentos medievais Stećak (Tombstones) perto de Stolac. Outros locais de interesse incluem a Fortaleza Kastel e a Catedral de Cristo Salvador em Banja Luka, ou o mosteiro Hercegovačka Gračanica em Trebinje.
Como explorar
Para começar a sua viagem virtual, o processo é o habitual: basta abrir o Google Maps no computador ou telemóvel, encontrar a localização desejada e arrastar o icónico Pegman (o boneco amarelo) para uma das novas linhas azuis que cobrem o mapa.
Este lançamento segue-se à adição do Nepal em agosto, reforçando a ferramenta como um portal essencial para quem gosta de viajar, mesmo que seja apenas a partir da cadeira do escritório.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!