1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

carro da polícia

As forças de segurança portuguesas vão mesmo ser equipadas com bodycams (câmaras de uniforme) já em 2026. A confirmação foi dada esta quinta-feira pela Ministra da Administração Interna, que anunciou que os entraves legais que tinham paralisado o processo estão finalmente resolvidos.

Um processo longo e com interrupções

O plano para equipar as polícias com esta tecnologia não é novo. O processo original, iniciado ainda durante o Governo de António Costa, foi interrompido por duas vezes devido a "vicissitudes judiciais". Segundo a ministra, esses obstáculos estão agora "ultrapassados".

O objetivo é que em 2026 o processo esteja concluído para que as forças policiais possam ser "devidamente apetrechadas". A implementação será feita "no quadro rigoroso definido pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados".

Plataforma de gestão fica a cargo da NOS

Para que a implementação avançasse, era fundamental o contrato para a plataforma de gestão destes dispositivos. O Ministério da Administração Interna revelou que o Tribunal de Contas deu visto favorável ao contrato com a NOS, que venceu o concurso público.

Foi apenas em janeiro deste ano que o Supremo Tribunal Administrativo deu autorização para que o processo fosse retomado, permitindo agora esta conclusão.

Reforço também na videovigilância

Além da novidade das bodycams, a ministra anunciou também a autorização para mais de 1480 câmaras de videovigilância. No entanto, a "operacionalização prática" destas câmaras ficará a cargo das Câmaras Municipais.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech