
A mais recente build 26220.7070 do Windows 11, atualmente disponível nos canais Dev e Beta, esconde uma novidade interessante. A Microsoft está a trabalhar na implementação de feedback háptico para várias ações do sistema operativo, tornando a interação com o Windows potencialmente mais tátil e responsiva.
A descoberta foi partilhada pelo utilizador Phantomofearth na rede social X, mostrando novos controlos nas definições do sistema.
O que são estes "sinais hápticos"?
Embora os detalhes ainda sejam escassos, esta funcionalidade parece desenhada para dar pequenas respostas vibratórias ao utilizador quando este realiza determinadas ações. Os exemplos visíveis incluem o "window snapping" (organizar janelas no ecrã) ou o alinhamento de objetos.
Esta abordagem é semelhante ao que a Apple faz há anos com o Taptic Engine nos seus MacBooks, onde o trackpad simula um clique através de vibração. A nova funcionalidade do Windows permitirá não só ligar ou desligar estes "sinais hápticos", mas também personalizar a intensidade da vibração ao gosto de cada um. Embora não seja algo inovador, é um pormenor que promete tornar o sistema operativo um pouco mais vivo.

Foco em portáteis e o novo Logitech MX Master 4
Tudo indica que esta funcionalidade foi pensada primariamente para portáteis equipados com trackpads hápticos (sem partes móveis), como o Surface Laptop 7 ou o Surface Laptop Studio 2. O Windows Central refere que a Microsoft já explora esta ideia desde 2022.
A descoberta coincide com o recente lançamento do Logitech MX Master 4, um rato que também utiliza feedback háptico. Contudo, de momento, não há informação se os "sinais hápticos" nativos do Windows 11 irão funcionar com este periférico, que atualmente depende da aplicação Logitech Options+ para a sua personalização.
Para já, parece que a Microsoft irá focar-se primeiro nos portáteis compatíveis, de forma semelhante ao que acontece com o sistema Windows Lighting.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!