
Já passou mais de um ano desde que a Sony lançou as atualizações da PS5 Slim e PS5 Pro. Tendo em conta o panorama pessimista que a própria empresa traçou em maio, seria de esperar um abrandamento. Contudo, a avaliar pelo mais recente relatório financeiro da Sony, a divisão de gaming está de boa saúde.
No último trimestre, a empresa vendeu 3,9 milhões de unidades da PS5, um ligeiro aumento face aos 3,8 milhões do período homólogo. Este número eleva o total de vendas da consola para 84,2 milhões desde o seu lançamento. Mais importante ainda, a Sony espera agora mais receita da sua divisão de Gaming & Network Services (G&NS) do que havia previsto anteriormente.
O pessimismo de maio e a reviravolta
Em maio, o cenário parecia mais cinzento. A Sony antecipava um impacto negativo de 100 mil milhões de ienes (cerca de 700 milhões de dólares) na receita para o ano fiscal de 2025, devido a tarifas alfandegárias, visto que grande parte das suas vendas ocorre nos EUA.
Outro golpe significativo foi o adiamento de Grand Theft Auto VI. O muito aguardado título da Rockstar, que tinha sido adiado para maio de 2026, sofreu recentemente um novo atraso, estando agora agendado para 19 de novembro de 2026.
Novas previsões animam investidores
Apesar destes contratempos, a Sony reviu as suas expectativas em alta. A empresa espera agora vender mais hardware do que pensava e projeta uma receita de gaming de 4,47 biliões de ienes (cerca de 29 mil milhões de dólares) para o ano fiscal completo que termina a 31 de março de 2026.
Este valor representa um aumento de 150 mil milhões de ienes (973 milhões de dólares) face à última previsão. Embora fique ligeiramente abaixo dos resultados do ano fiscal de 2024 (4,670 biliões de ienes), não deixa de ser um número impressionante para uma consola com quase cinco anos de mercado e que já sofreu vários aumentos de preço. A informação foi detalhada no relatório suplementar da empresa.
Vendas de jogos e serviços em alta
No que toca a software, o grande destaque do trimestre foi Ghost of Yotei, que vendeu 3,3 milhões de unidades até 2 de novembro de 2025, apenas um mês após o seu lançamento. No total, a Sony vendeu 6,3 milhões de jogos first-party (dos seus próprios estúdios) na PS5 e PS4, um aumento de um milhão face ao ano passado, e 80,3 milhões de jogos no total (contando com títulos de outras editoras).
Quanto ao PlayStation Network, os utilizadores ativos mensais atingiram os 119 milhões, mais 3 milhões do que no período homólogo. A Sony não divulgou números específicos de subscritores do PS Plus Premium, mas realçou o lançamento recente de uma nova funcionalidade que permite transmitir jogos (streaming) que os utilizadores já possuem através da nuvem no PlayStation Portal.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!