
Apesar de um cenário económico global complexo, marcado pelas tarifas comerciais impostas pela administração de Donald Trump, o mercado de smartphones apresentou um crescimento notável no terceiro trimestre de 2025. Os dados mais recentes da International Data Corporation (IDC) revelam que as pré-vendas do iPhone 17 superaram as da geração anterior em 2,9%, com a Apple a expedir 58,6 milhões de unidades.
Samsung mantém a coroa num mercado em expansão
Mesmo com o forte desempenho da Apple, a Samsung continua a reinar no topo do mercado global. A gigante sul-coreana vendeu 61,4 milhões de telemóveis no período, impulsionada pelo sucesso dos seus novos dobráveis, o Galaxy Z Fold 7 e Z Flip 7, que ultrapassaram as vendas dos seus antecessores. Estes números garantem à Samsung uma quota de mercado de 19%, enquanto a Apple se fixa nos 18,2%.
No total, foram vendidos 322,7 milhões de smartphones em todo o mundo entre julho e setembro, um aumento face aos 314,6 milhões do mesmo período em 2024. O pódio fica completo com a Xiaomi, que detém 13,5% do mercado, seguida pela Transsion com 9% e pela vivo com 8,9%. As restantes fabricantes, como a OPPO, Honor e Google, compõem os restantes 31,4%.
Inovação e facilidades de compra são a chave
Nabila Popal, diretora sénior de pesquisa da IDC, explica que o crescimento contínuo do mercado se deve à capacidade das fabricantes de apresentarem inovações relevantes e de negociarem ativamente para reduzir os custos dos componentes. "Eles dominaram a arte da inovação não apenas em hardware e software para atrair atualizações, mas também na remoção do atrito de compra", afirmou. Popal destaca ainda que as empresas têm combinado "dispositivos de ponta com modelos de financiamento inovadores e programas agressivos de troca que tornam a decisão de atualização mais fácil para os consumidores".
Entre as novidades que estão a impulsionar as vendas do iPhone 17, destacam-se a introdução de ecrãs de 120Hz em todos os modelos, um novo sistema de câmara frontal com ajuste automático de proporção e o acesso total da linha à Apple Intelligence.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!