
Chegou finalmente uma das funcionalidades mais pedidas pelos utilizadores da loja digital da Epic. A empresa anunciou que já é possível oferecer jogos digitais através da plataforma, desde que o destinatário possua uma conta na Epic Games. Esta adição colmata uma lacuna de longa data na loja, aproximando-a das funcionalidades básicas que os jogadores já encontram noutras plataformas concorrentes.
Como funciona o sistema de ofertas
O processo foi desenhado para ser simples e direto. Ao aceder à página de um jogo na loja, os utilizadores vão encontrar agora um botão de "Oferta" (Gift) situado logo abaixo do habitual botão de compra. Ao selecionar essa opção, será solicitado o início de sessão na conta Epic, caso ainda não esteja efetuado.
De seguida, o utilizador deve introduzir a conta Epic da pessoa a quem deseja oferecer o jogo. O sistema permite ainda personalizar a oferta, escolhendo uma mensagem a partir de uma seleção pré-definida e, um detalhe interessante, selecionar a data exata em que a oferta deve "chegar" ao destinatário.
Proteção e reembolsos automáticos
A Epic implementou salvaguardas para evitar compras duplicadas ou indesejadas. Se tentar enviar um jogo a alguém que já o possui na sua biblioteca, o sistema processará um reembolso automático. Além disso, se o destinatário optar por rejeitar a oferta, o valor gasto será devolvido ao comprador.
No entanto, existem limitações importantes a ter em conta. Nem tudo o que está na loja pode ser embrulhado digitalmente. A Epic esclarece que jogos gratuitos, subscrições, ofertas de pré-compra e moedas de jogo (in-game currency) estão excluídos deste sistema de ofertas.
O foco na concorrência com a Steam e Apple
A introdução de ofertas é uma funcionalidade básica no comércio eletrónico de videojogos, pelo que a sua ausência na Epic Games Store até agora foi motivo de surpresa para muitos. Uma das razões apontadas para este atraso prende-se com o foco estratégico da empresa em desafiar as taxas cobradas pelas plataformas rivais.
A Epic tem concentrado os seus esforços em oferecer condições financeiras mais atrativas para os estúdios, numa tentativa de competir com a Steam e a App Store da Apple. Em maio, a empresa anunciou que não cobraria qualquer taxa sobre o primeiro milhão de dólares (cerca de 920 mil euros) de receita de uma aplicação, aplicando posteriormente uma taxa de apenas 12%, um valor inferior aos praticados pela concorrência. A estratégia de atrair novos utilizadores através de jogos gratuitos, uma imagem de marca da loja, deverá também continuar na sua futura loja de aplicações móveis.










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