
O projeto ambicioso da Cloud Imperium Games, Star Citizen, continua a desafiar todas as expetativas da indústria dos videojogos, não apenas pelo seu tempo de desenvolvimento, que já ultrapassa uma década, mas pela capacidade inesgotável de angariar fundos. O RPG de ficção científica atingiu agora um novo marco histórico, ultrapassando a impressionante quantia de 900 milhões de dólares em crowdfunding.
O financiamento do jogo provém diretamente da comunidade de jogadores, principalmente através da compra de naves espaciais virtuais e pacotes de jogo, cujos preços podem ascender a milhares de dólares. Segundo os dados atualizados no tracker oficial de financiamento da empresa, a comunidade ultrapassou a barreira dos 900.000.000 de dólares, com um aumento significativo no volume de contribuições verificado na última semana, à medida que o marco se aproximava.
Um crescimento financeiro impressionante em 2025
O ritmo a que a Cloud Imperium Games está a angariar capital parece estar a acelerar. É importante notar que a marca dos 800 milhões de dólares tinha sido alcançada em abril deste ano. Isto significa que os últimos 100 milhões de dólares foram angariados num espaço de apenas oito meses.
Se este ritmo de crescimento se mantiver, as previsões apontam para que a campanha de financiamento coletivo de Star Citizen possa atingir a mítica marca de mil milhões de dólares (um "bilião" na escala curta usada nos EUA) já durante o ano de 2026.
Novidades no universo com a Alpha 4.4
O fluxo de dinheiro tem sido acompanhado por um fluxo constante de atualizações durante 2025. A mais recente, a versão Alpha 4.4, introduziu o terceiro sistema estelar do universo do jogo: Nyx.
Este novo sistema é caracterizado por planetas largamente inabitáveis e uma estrela rodeada por uma densa cintura de asteroides. É nesta zona perigosa que os jogadores podem encontrar novas localizações para mineração, locais abandonados e a zona de aterragem "free-town" de Levski.
Ao longo do ano, os estúdios introduziram várias outras mecânicas e conteúdos, incluindo lasers orbitais, mini "sandworms" (vermes da areia), o primeiro NPC alienígena, perigos de radiação, chuva dinâmica e estações de investigação abandonadas espalhadas pelos sistemas.
Squadron 42 aponta para 2026
Olhando para o futuro, a Cloud Imperium Games definiu uma nova meta para o lançamento da campanha de história para um jogador, intitulada Squadron 42. Após vários adiamentos, o estúdio aponta agora para um lançamento em 2026.
Esta campanha cinematográfica conta com um elenco de luxo, incluindo nomes como Gillian Anderson, Mark Hamill e Gary Oldman. O conteúdo foi anunciado como "feature-complete" (com todas as funcionalidades implementadas) ainda em 2023, encontrando-se atualmente na fase de polimento. Já a vertente multijogador do título continua sem uma janela de lançamento definida.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!