
Doze anos após o seu lançamento original, o MMORPG The Elder Scrolls Online prepara-se para passar por mudanças estruturais profundas. A ZeniMax Online Studios anunciou hoje que irá abandonar por completo o calendário de lançamentos anuais de capítulos. Em vez disso, o estúdio planeia implementar atualizações sazonais, com o objetivo de fornecer conteúdos aos jogadores com maior frequência e em doses mais geríveis.
Estas temporadas, com uma duração prevista de três meses, serão totalmente gratuitas para todos os jogadores que possuam uma cópia do jogo ou que joguem através de uma subscrição como o Game Pass. Cada temporada deverá trazer uma mistura de novas zonas, missões, classes, habilidades, itens cosméticos e outras funcionalidades, com atualizações regulares do jogo a ocorrerem também entre as temporadas.
Adeus capítulos, olá Temporada Zero
O mês de abril marcará o início da "Season Zero: Dawn and Dusk" (Temporada Zero: Amanhecer e Crepúsculo), arrancando com um evento PvE na nova área do "Night Market" (Mercado Noturno), onde os jogadores poderão ganhar recompensas por tempo limitado. Esta atualização incluirá ainda uma nova opção de dificuldade "Challenge" (Desafio) para o mundo aberto, um sistema de progressão PVP e uma nova loja para adquirir itens cosméticos.
O estúdio promete também um grande número de melhorias na qualidade de vida, há muito solicitadas pela comunidade. Entre as novidades estão a possibilidade de redistribuir pontos de habilidade (respec) diretamente na interface de utilizador de forma gratuita, treino de montada mais rápido e limites de mobília aumentados para as casas dos jogadores.
As temporadas um e dois estão previstas para chegar mais tarde em 2026, trazendo consigo uma linha de missões da Thieves Guild, o regresso de Sheogorath, um Trial de end-game, masmorras a solo e até um evento inédito em alto mar.
Conteúdo Premium passa a ser gratuito e o futuro Cross-play
Outra grande alteração que chega ao MMO com esta mudança sazonal é a inclusão de DLCs e expansões antigas — como a Thieves Guild, Dark Brotherhood e a Imperial City — no jogo base. Isto elimina a necessidade de os jogadores adquirirem este conteúdo separadamente, unificando a base de jogadores e o acesso às atividades.

A ZeniMax confirmou ainda que o Cross-play (jogo cruzado entre plataformas) é uma funcionalidade planeada para o futuro, o que permitirá finalmente que jogadores de PC, PlayStation e Xbox joguem juntos no mesmo servidor.
Para complementar estas novidades, será introduzido um sistema de battle pass (passe de batalha) denominado "Tamriel Tomes". Estes passes serão lançados com o início de cada nova temporada de The Elder Scrolls Online, oferecendo desafios que os jogadores podem completar para desbloquear recompensas cosméticas, como conjuntos de armaduras, mobília para as casas e moeda premium.
Existirão três opções para os passes de batalha: uma gratuita e duas pagas (com custos de 15 e 30 dólares, respetivamente), sendo que a versão mais cara desbloqueia recompensas adicionais para os jogadores obterem à medida que progridem no jogo.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!