1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

equipamentos da Apple

As últimas informações provenientes da cadeia de abastecimento sugerem que a próxima geração de smartphones da Apple poderá quebrar a tradição de preços uniformes. Ao que tudo indica, a gigante tecnológica não irá aplicar uma estratégia de preços transversal, mas sim aumentos direcionados, intimamente ligados aos custos crescentes dos componentes de memória.

De acordo com dados recentes partilhados pelo "leaker" @yeux1122, as versões de "alta capacidade" da série iPhone 18 poderão sofrer um aumento de preço, enquanto as versões de "baixa capacidade" deverão manter os valores atuais. Esta distinção parece separar os modelos de entrada das versões mais potentes destinadas aos utilizadores mais exigentes.

A divisão entre modelos base e Pro

A definição de "versões de baixa capacidade" refere-se provavelmente aos modelos de entrada, como o iPhone 18 base, que deverão chegar ao mercado com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. Por outro lado, os modelos iPhone 18 Pro, que se espera que incluam pelo menos 12 GB de RAM, poderão ser mais caros do que os seus antecessores, o iPhone 17 Pro.

O aumento dos preços da memória DRAM está também a impulsionar significativamente os custos do armazenamento (NAND Flash) na indústria dos smartphones, uma vez que ambos os componentes partilham recursos de produção semelhantes. Consequentemente, as "versões de alta capacidade" sujeitas a aumentos de preço poderão referir-se também às variantes de armazenamento de 512 GB, 1 TB e 2 TB dos modelos iPhone 18. A conclusão é que a crise de memória em curso é suficientemente grave para afetar uma empresa com a dimensão da Apple, sendo os variantes Pro os candidatos mais prováveis a um ajuste de preço logo no lançamento.

Inovação tecnológica como justificação

Para além da crise das memórias, existem outros fatores que podem justificar este aumento nos modelos de topo. A lista inclui um novo processador baseado na tecnologia de fabrico de 2nm (o que o tornará mais rápido e eficiente energeticamente) e uma câmara principal com abertura variável, capaz de captar melhores imagens em situações de pouca luz. Existe ainda a possibilidade de a marca adicionar variantes Pro com baterias de maior dimensão.

Curiosamente, as informações indicam uma possível divisão no calendário de lançamentos. Acredita-se que a marca possa lançar o iPhone 18 Pro e o Pro Max ainda este ano (enfrentando o pico dos custos de memória), enquanto o modelo base do iPhone 18 poderá estrear-se apenas no próximo ano, altura em que os preços das memórias poderão ter estabilizado.

O modelo base deverá manter o preço de entrada mais acessível, uma vez que se espera que utilize o chipset A20 fabricado com tecnologia de 3nm, partilhe o mesmo chassis e hardware do iPhone 17 e apresente uma bateria semelhante. Esta realidade de mercado já não é apenas teórica, como se viu com o Xiaomi 17 Ultra, que cobrou mais pela mesma quantidade de memória e armazenamento que o seu antecessor, conforme detalhado pela Smartprix.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech