
A Microsoft anunciou a adição de uma nova opção de configuração ao Microsoft Teams chamada "Links no Teams", que permite aos utilizadores decidir qual o navegador a utilizar ao clicar em hiperligações que não sejam do Office ou PDF dentro da aplicação. Este novo controlo permite ignorar as predefinições do sistema operativo móvel e escolher um navegador alternativo. No entanto, a gigante de Redmond não está a deixar escapar esta oportunidade para tentar impulsionar a adoção da sua própria solução de navegação web.
O empurrão estratégico para o navegador da marca
A nova funcionalidade vai ser disponibilizada no final deste mês e irá encorajar ativamente os utilizadores a mudarem para o Microsoft Edge, destacando as suas características de segurança e de início de sessão único (Single Sign-On). Mesmo que o utilizador não procure ativamente alterar esta funcionalidade nas definições, será forçado a fazer uma escolha na primeira vez que clicar num link elegível. Uma janela de aviso surgirá, apresentando a opção de usar o navegador da empresa ou o navegador predefinido do equipamento.
Neste processo, alternativas populares como o Chrome, Firefox ou Vivaldi não ganham destaque se não estiverem já instaladas no sistema. Caso a escolha recaia sobre a opção da Microsoft e a aplicação não se encontre no dispositivo, o Teams encaminhará o utilizador diretamente para a loja de aplicações para a descarregar. Para alterar esta preferência mais tarde, será necessário aceder à secção dedicada aos links no menu de definições da plataforma de comunicação.
Como os administradores podem gerir a mudança
A empresa nota que os administradores de sistemas podem utilizar o PowerShell para gerir a disponibilidade desta configuração a nível empresarial. O atributo específico LinksInTeams pode ser alterado através da política TeamsMobilityPolicy. Para interromper estes avisos constantes e regressar ao comportamento padrão do sistema operativo, as equipas de TI necessitam de alterar a definição de OfferBrowserOptions para UseSystemDefaults.
Com esta alteração, os utilizadores poderão notar um maior atrito ao tentar aceder a conteúdos web, o que deverá frustrar quem já possui um fluxo de trabalho estabelecido no telemóvel. A distribuição desta atualização espera-se que esteja concluída até ao final de fevereiro para clientes a nível mundial, bem como clientes DoD e GCC. Os departamentos de suporte técnico são aconselhados a prepararem-se para questões dos utilizadores que possam ficar confusos com este novo comportamento ao abrir links, de acordo com as informações publicadas no Microsoft 365 Admin Center.












Nenhum comentário
Seja o primeiro!