
A Tesla anunciou o lançamento de uma nova variante da sua conhecida pickup elétrica, apresentando agora um modelo de tração integral com o valor mais acessível até à data. Esta estratégia de mercado surge numa altura em que a empresa procura revitalizar o interesse dos consumidores, face a uma quebra acentuada na procura comercial durante o último ano.
Novas características e ajustes no catálogo
A nova versão equipada com dois motores e tração integral está disponível por 59.990 dólares (cerca de 55.200 euros), assumindo-se como a opção mais barata do alinhamento atual. No entanto, este valor continua bastante distante da marca dos 40.000 dólares (aproximadamente 36.800 euros) que chegou a ser inicialmente prometida por Elon Musk. Este modelo vem substituir de forma definitiva a versão de tração traseira, que acabou por ser descontinuada poucos meses após o seu lançamento no ano passado.
Apesar de ser a opção de entrada de momento, o veículo inclui funcionalidades que não estavam presentes no modelo base anterior. Os novos proprietários podem contar com uma cobertura elétrica para a caixa de carga, tomadas integradas na zona traseira e um sistema de suspensão com amortecimento adaptativo. A única contrapartida técnica anunciada é uma ligeira redução na autonomia, consequência direta da exigência de energia do segundo motor, passando dos anteriores 563 quilómetros para cerca de 523 quilómetros por carga.
Em simultâneo, a variante topo de gama, comercialmente designada por Cyberbeast, sofreu um corte drástico de 15.000 dólares no seu custo de aquisição. O modelo regressa assim à marca dos 99.990 dólares (perto de 92.000 euros), o exato valor com que foi originalmente apresentado ao mercado, revertendo várias flutuações e aumentos de preço aplicados ao longo dos meses anteriores.
O desafio no mercado e a quebra nas vendas
Estas alterações estruturais na tabela de preços refletem a urgência da marca norte-americana em impulsionar o seu volume de negócios. De acordo com estimativas do setor automóvel, as vendas desta pickup caíram cerca de 48 por cento durante o ano de 2025, totalizando pouco mais de 20.000 unidades entregues a clientes ao longo de todo o ano.
Estes resultados contrastam de forma expressiva com as projeções iniciais desenhadas pela direção da empresa, que apontavam para uma capacidade de comercialização na ordem das 250.000 unidades anuais. Os pormenores oficiais sobre as novas configurações, bem como as opções de encomenda, podem ser consultados diretamente no site oficial da fabricante.












Nenhum comentário
Seja o primeiro!