1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      

Siga-nos


bandeiras da União Europeia

A Comissão Europeia prepara-se para apresentar, ainda durante este mês, o Pacote de Soberania Tecnológica, uma iniciativa que pode limitar a atuação de gigantes como a Microsoft, Amazon e Google no processamento de dados sensíveis de organismos públicos na Europa. A medida visa proteger informações críticas nas áreas financeira, judicial e da saúde, procurando reduzir a forte dependência das infraestruturas tecnológicas norte-americanas que atualmente dominam o setor.

O alcance das novas restrições europeias

De acordo com informações avançadas pela CNBC, que cita fontes oficiais da Comissão, estas limitações serão aplicadas exclusivamente a organizações do setor público. Isto significa que as empresas privadas não serão afetadas, mantendo a liberdade total para escolher as plataformas de cloud que considerem mais adequadas para gerir os seus dados internos. O foco principal recai sobre os fornecedores de serviços na nuvem sediados nos Estados Unidos, que detêm a maior quota de mercado nas cargas de trabalho governamentais europeias.

Bruxelas vê este pacote como uma oportunidade para impulsionar os fornecedores locais. A ideia passa por criar condições para que as empresas sediadas na União Europeia consigam crescer e alcançar utilizadores institucionais que hoje dependem de plataformas americanas. Além disso, o plano prevê uma reforma profunda nos concursos públicos, de forma a integrar opções de cloud e de IA mais diversificadas.

A estratégia para a independência digital

Este novo conjunto de regras está a ser desenvolvido em paralelo com outras iniciativas importantes, como a Lei de Desenvolvimento de Cloud e Inteligência Artificial e a Lei dos Chips 2.0. Trata-se de um esforço coordenado para fortalecer o mercado digital europeu e evitar que dados sensíveis de cidadãos e instituições fiquem dependentes de decisões ou jurisdições externas. Caso avance nos moldes previstos, a medida poderá ter um impacto real em contratos já existentes com serviços como o Microsoft Azure ou o Google Cloud.

Apesar da ambição do projeto, ainda existem muitos detalhes por fechar antes da publicação oficial do texto. Os membros da Comissão continuam a analisar as disposições específicas, pelo que questões como os prazos de implementação ou as regras de transição para os contratos atuais permanecem sem resposta definitiva. Para já, a União Europeia não comentou como estas restrições vão conviver com as soluções de residência de dados já oferecidas por empresas estrangeiras para cumprir o regulamento de proteção de dados.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?

Não perca nenhuma novidade!

Junte-se a milhares de leitores e receba as últimas notícias de tecnologia, análises e dicas diretamente no seu email.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech