1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      

Siga-nos


bot em fundo vermelho

As autoridades dos Países Baixos encerraram uma das maiores redes de equipamentos infetados de sempre. Segundo um comunicado do NCSC, a operação conjunta com a polícia permitiu desativar mais de 200 servidores locais que controlavam milhões de aparelhos de forma ilícita.

O alcance das operações maliciosas

A investigação revelou que a infraestrutura estava alojada em território neerlandês e servia de base para lançar qualquer ataque de negação de serviço, mineração de criptomoedas e reencaminhamento de tráfego malicioso. Os computadores, tablets e telemóveis das vítimas eram recrutados de forma invisível, operando no cenário online sem que os proprietários se apercebessem da infeção. O fornecedor de alojamento colaborou com as autoridades e tirou a rede do ar assim que a atividade criminosa foi confirmada.

A ligação ao serviço Asocks

Embora as autoridades não tenham revelado o nome oficial da rede, a imprensa local aponta ligações à plataforma Asocks. Este serviço promove-se como uma solução universal de proxies, cobrando subscrições mensais entre cerca de cinco e quinze euros por acesso a uma carteira com milhões de endereços de IP em todo o mundo. Para evitar que o teu telemóvel ou computador faça parte destas redes de dispositivos capturados, é aconselhado alterar as palavras-passe de fábrica para opções fortes, aplicar a mais recente atualização de firmware e desativar o acesso remoto aos painéis de administração caso não sejam estritamente necessários.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech