1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

disco rigido

 

Não é difícil encontrar quem afirme que as entidades governamentais têm vindo a espiar os utilizadores desde há vários anos. E, a confirmar pelas recentes descobertas da empresa de segurança Kaspersky, estas ideias podem não ser totalmente infundadas.

 

A Kaspersky, citada pela agência Reuters, revelou ter detetado a existência de um software malicioso em vários discos rígidos de empresas como a Western Digital, Samsung, Seagate, Toshiba, entre outras. O spyware encontra-se no próprio firmware dos discos rígidos, pelo que é praticamente impossível de o remover.

 

Cada vez que o sistema reinicia o firmware carrega igualmente o spyware. Este teria como objetivo permitir às entidades governamentais o acesso aos dados de qualquer equipamento. A empresa de segurança, apesar de não ter revelado nomes em concreto, refere que este spyware encontra-se associado ao Stuxnet, um worm que tinha como objetivo atacar as instalações nucleares iranianas, e que mais tarde se soube ter sido criado pela NSA.

 

Tendo em conta a ligação com o Stuxnet, é possível afirmar que os principais alvos deste spyware serão sistemas específicos e não os de utilizadores comuns.

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech