Os últimos testes comparativos às caixas descodificadoras para a televisão digital terrestre (TDT), efectuados em Outubro, revelam que os equipamentos "têm qualidade e registam descidas de preços", avançou hoje a Autoridade Nacional de Comunicações.
A análise é fornecida pela Deco, no âmbito de um protocolo assinado com a Anacom, nos termos do qual a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor se compromete a realizar testes em contínuo aos equipamentos - que serão necessários a quem não possua um televisor com sintonizador digital integrado para aceder à televisão digital terrestre.
Os resultados referentes ao último mês estão disponíveis nos sites de ambas as organizações e concluem que "o desempenho e preço dos descodificadores variam muito, mas em todos a imagem não decepciona, mesmo quando ligados a televisores convencionais (CRT)".
De acordo com a Deco, apenas dois dos modelos avaliados "não atingem resultados muito bons". Há ainda quatro aparelhos que não são recomendados, sobretudo devido ao elevado consumo em stan-by, que no caso do Teka TK2000 THD e do Univers by FTE U6000 é cinco vezes superior ao estipulado pela Comissão Europeia.
A associação faz ainda notar que os preços cobrados pelo mesmo aparelho podem variar muito de loja para loja, havendo, por isso, vantagem em conferir na tabela qual o estabelecimento mais barato.
No estudo, o equipamento que parece sair-se melhor é o Denver DMB-105HD, considerado 67 por cento satisfatório no que à qualidade concerne e com preços que variam entre os 49,90 e os 65,37 euros, consoante a loja onde seja adquirido.
A Anacom informa ainda que já há caixas descodificadoras com preços abaixo dos 40 euros, como o modelo Best Buy Easy Home TDT HD Nano, que em promoção custa 29,95 euros. Sem promoção o preço é 36,95 euros, ainda assim o valor mais baixo detectado no mercado até agora, mas este equipamento ainda não foi incluído no estudo da Deco para Outubro.
Tal como havia sido anunciado, a associação vai continuar a testar os receptores até Abril de 2012, altura em que serão desligadas as emissões analógicas de TV, com o objectivo de "assegurar informação sobre os equipamentos que surgem no mercado, sensibilizando e orientando os utilizadores", lê-se em comunicado.
Sapo TEK
Nenhum comentário
Seja o primeiro!