1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

finanças

 

O prazo de início da entrega do IRS começa amanhã para todos os contribuintes com rendimentos das categorias A e H. No entanto, antes de iniciar esta entrega, existem algumas medidas que deverá ter em conta.

 

A plataforma online de entrega do IRS recebe todos os anos algumas modificações, o que poderá causar confusão sobre alguns utilizadores. Neste pequeno artigo iremos abordar alguns dos principais temas, para que possa realizar a entrega sem problemas.

 

> Entrega em Papel ou pela Internet?

tempo

 

Este ano será possível realizar a entrega do IRS tanto por papel como via a Internet. Não existem diferenças no período da entrega:

- Categoria A e H: 1 a 30 de Abril de 2016

- Todas as restantes categorias: 1 a 31 de Maio de 2016

 

De sublinhar que, caso a entrega seja realizada pela Internet, o reembolso a que o contribuinte tiver direito será realizado no prazo de 20 dias.

 

> Como obtenho a senha de acesso ao Portal da Finanças?

Por esta altura é provavel que já possua a senha de acesso, tendo em conta que poderá ter sido necessário a validação das faturas de 2015 no portal e-Faturas.

No entanto, caso ainda não possua a mesma ou tenha perdido o acesso, poderá requerer a nova senha do seu contribuinte. Existem dois meios diferentes de o realizar:

 

- Via Internet

A partir do Portal das Finanças, poderá registar um novo utilizador ou recuperar a senha de acesso:

Registar novo utilizador

Recuperar senha

 

portal finanças

 

A senha será enviada via CTT, pelo que poderá demorar alguns dias a ser entregue. Caso necessite da senha mais rapidamente, será necessário optar pela segunda opção.

 

- Senha na hora

 

loja cidadão

 

Poderá dirigir-se ao seu serviço de Finanças ou a uma Loja do Cidadão da sua zona de residência, requerendo uma “Senha na Hora”. Esta senha será facultada ao contribuinte no momento, sem ter de aguardar pela sua entrega.

No entanto trata-se de uma senha provisória. Após receber a mesma, terá cinco dias para realizar o login no Portal das Finanças e modificar a mesma.

 

> Atenção ao navegador utilizado!

Caso utilize o Google Chrome ou o Microsoft Edge, terá de modificar para outro navegador de forma a conseguir realizar a entrega do IRS pela Internet.

Estes navegadores já não suportam as aplicações Java, que será a linguagem utilizada pelo sistema de entrega. Caso tente aceder ao Portal das Finanças para proceder com a entrega, o navegador não irá carregar o Java Applet.

 

Java

 

Como alternativa poderá utilizar qualquer versão do Firefox, Internet Explorer, Opera ou Safari.

 

> Problemas na validação das faturas? Seja rápido!

Possui até ao final do dia de hoje (31/03/2016) para realizar uma reclamação às Finanças, caso encontre algum problema na validação das faturas pelo portal e-faturas ou caso verifique que os valores se encontrem incorretos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech