Ao longo dos últimos meses têm vindo a ser descobertos cada vez mais websites que utilizam scripts para minerar moedas virtuais. Estes scripts utilizam a capacidade de processamento dos visitantes para minerar moedas, garantindo assim um rendimento adicional aos sites. Porém, em alguns casos, este processo é realizado sem que os utilizadores tenham conhecimento.
Apesar de existirem meios de bloquear estes scripts, a Opera revela agora que irá implementar um sistema de bloqueio nativo a scripts de mineração no seu navegador para equipamentos móveis. Este segue-se ao também recentemente apresentado bloqueio no opera para desktops.
Tanto o Opera como o Opera Mini irão incluir a funcionalidade nativa, sem que seja necessário o utilizador utilizar a função de bloqueio de publicidade. De acordo com Jan Standal, vice-presidente da Opera, um website que utilize estes scripts em equipamentos móveis pode utilizar até 4.5 horas de autonomia do equipamento, apenas por ser mantida a aba aberta em segundo plano.
Estima-se que mais de 3 milhões de websites estejam atualmente a utilizar scripts para mineração de criptomoedas, com a grande maioria a realizar o processo sem consentimento dos utilizadores.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!