1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

spyware

 

A empresa de segurança ESET revelou ter descoberto um novo spyware bastante complexo, o qual poderá ter afetado equipamentos na Rússia e Ucrânia.

 

Apelidado de InvisiMole, este spyware possui um código bastante complexo e avançado, e apesar de ainda não existir nenhuma confirmação, é possível que tenha sido desenvolvido por entidades patrocinadas por algum governo ou com finalidades de ganhos financeiros.

Segundo a empresa, o malware possui uma área de atuação bastante restrita, tendo sido descoberto apenas em alguns dispositivos ligados a setores específicos. A sua complexidade também demonstra que poderá ter demorado vários meses ou até mesmo anos a ser desenvolvido, antes de ter começado a ser propagado.

 

O spyware encontra-se especificamente desenvolvido para ser totalmente invisível, tanto na propagação como na infeção de um equipamento. Acredita-se que o spyware esteve em distribuição e atuação desde 2013, mas nunca tinha sido detetado até agora.

A propagação pode ser realizada por diversas formas, tanto física como digital, sendo que o código do mesmo também foi cuidadosamente criado para que não seja ligado a nenhuma entidade em particular, o que dificulta a tarefa de identificação da sua origem.

 

Uma vez instalado num sistema, este pode controlar todas as funções do mesmo no que respeita à captura de ecrã, captura da câmara e do microfone. Basicamente, podem ser gravadas todas as conversações, vídeos e capturas de ecrã de um computador infetado e o seu redor.

Além disso, também é possível controlar remotamente o sistema, alterar ficheiros e chaves do registo, carregar drivers maliciosas e diversas outras tarefas que seria de esperar num malware deste formato.

 

No geral, o InvisiMole é um spyware bastante complexo e bastante discreto, o qual ainda se encontra em análise devido à sua estrutura. Poderá demorar várias semanas até que toda a informação acerca do spyware venha a ser revelada.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech