Ao longo desta semana a Yahoo tem sido noticia principal devido à recolha de dados realizada através da leitura de mensagens de email dos utilizadores. Esta medida foi inicialmente revelada pelo Wall Street Journal, sendo que os dados recolhidos são depois fornecidos a anunciantes para apresentar publicidade direcionada.
Apesar de a empresa garantir que o processo é automático e apenas mensagens de conteúdo publicitário são analisadas, ainda assim a noticia deixou alguns utilizadores preocupados com a privacidade dos seus conteúdos.
Existe, no entanto, uma forma de evitar o envio dos dados recolhidos para anunciantes. Caso ainda seja um dos poucos utilizadores que utiliza ativamente o Yahoo Mail, pode desativar a recolha de dados seguindo os passos:
1- Aceda à página do “Gestor de Anúncios de Interesse”, através deste link. Na opção “Suas opções de publicidade”, selecione o botão “Recusar”.
2- Depois disso, selecione a aba “On Yahoo” e realize o mesmo passo, clicando no botão “Recusar”.
Certifique-se que ambos os botões alteram a opção. A página aparenta encontrar-se com alguns erros de carregamento, e nem sempre confirma efetivamente as alterações.
Após desativar estas funções, dados como a idade do utilizador deixam de ser enviados para os anunciantes. No entanto, é importante sublinhar que esta medida não impede a Yahoo de continuar a monitorizar os emails recebidos, apenas que essa informação seja enviada para terceiras.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!