O menu inicial introduzido com o Windows 10 certamente que foi uma das grandes alterações do sistema, depois do desastre que ocorreu com o Windows 8 e a sua interface complicada.
A Microsoft sempre manteve um menu inicial claro e simples de utilizar, mas com o Windows 8 e 8.1 a interface sofreu grandes mudanças. O tradicional menu inicial foi deixado de lado, passando a ocupar todo o ecrã e apresentando as apps num formato fora do comum.
Invés de se ter uma lista para acesso às aplicações instaladas, os utilizadores tinham de navegar numa interface estranha e adaptada mais para ecrãs em toque do que rato e teclado.
Felizmente esta funcionalidade foi removida com o Windows 10, tendo retornado uma versão clássica do menu inicial, que ainda permite mais interatividade que as versões anteriores, mas mantém um estilo simples e claro de utilizar.
O funcionamento comum deste menu é que, quando o utilizador abre uma determinada aplicação a partir do mesmo, o menu fecha-se automaticamente e a janela principal da app surge em primeiro plano. Mas e se for necessário abrir vários programas diferentes?
Felizmente existe uma forma simples de fazer isso mesmo. Caso mantenha pressionada a tecla de “Win”, enquanto o menu inicial se encontre aberto, pode depois utilizar o rato para abrir múltiplas aplicações sem nunca fechar o mesmo. Enquanto permanecer com a tecla pressionada, o menu irá permanecer também aberto, com as apps a surgirem em segundo plano.
Apesar de a maioria dos utilizadores raramente necessitar de abrir diferentes aplicações ao mesmo tempo, esta pequena dica poderá ajudar quando for necessário, e é sempre um extra a manter em mente da próxima vez que for abrir uma aplicação do Windows e necessitar de outra imediatamente a seguir, poupando alguns cliques.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!