1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Facebook Messenger

 

Ao longo dos últimos meses, o Facebook Messenger tem vindo a receber diversas alterações e novas funcionalidades. Num espaço relativamente curto de tempo a rede social implementou funções como o “Modo Escuro”, resposta a mensagens e o limite de 10 minutos para eliminar mensagens enviadas.

 

No entanto, para os próximos meses estão previstas ainda mais alterações na plataforma, tanto na versão para web como nas aplicações para dispositivos móveis. Durante o evento F8 2019, o evento anual da empresa destinado aos programadores, foram reveladas algumas das mudanças que podem ser esperadas para os próximos meses.

 

Entre as novidades encontra-se a criação de uma aplicação mais leve, uma área dedicada para amigos chegados e familiares, uma nova “Watch Party” para vídeos, uma aplicação para desktop e ainda encriptação ponta-a-ponta.

 

A primeira alteração encontra-se a nível da interface, design e própria  funcionalidade do Messenger, que promete ser mais rápido e leve para os dispositivos. Num projeto apelidado de “LightSpeed”, o Facebook pretende reduzir ao máximo os recursos do Messenger, com vista a permitir o carregamento completo do mesmo em menos de 2 segundos e com um tamanho total de apenas 30MB – o que é consideravelmente menos que o tamanho atual de quase 100 MB como base.

 

interface do messenger

 

Outra novidade encontra-se numa nova secção destinada aos amigos chegados e familiares, que permite rapidamente iniciar a conversa e partilha de conteúdos apenas com alguns contactos da lista de amigos. Os utilizadores poderão selecionar os amigos que devem fazer parte desta lista, e os mesmos podem aceder a conteúdos particulares.

Apesar de não terem sido revelados muitos detalhes acerca desta funcionalidade, espera-se que a mesma tenha uma função similar aos “Amigos Chegados” do Instagram, também recentemente apresentado pela empresa.

 

A plataforma de vídeo é também uma das grandes apostas da rede social para a nova versão do Messenger, e o Watch Party permite que os utilizadores visualizem estes conteúdos com amigos diretamente do Messenger, sincronizando a transmissão em ambos os lados da conversa. Espera-se que a funcionalidade seja também implementada em conversas de grupo, para permitir mais do que uma pessoa na Party.

 

watch party messenger

 

Outra novidade que pode ser esperada pelo Facebook para este ano encontra-se numa aplicação dedicada para desktop. Apesar de a rede social ter lançado uma aplicação para o Windows 10, esta ainda ficava muito aquém do que seria de esperar para uma aplicação de conversação. Além de pesada possuía uma interface confusa e muitas das funcionalidades não estavam no seu ponto.

 

Com isto, a nova aplicação para desktop promete facilitar a conversação entre utilizadores e sobre diferentes plataformas – Windows sendo a principal, mas é possível que também chegue como aplicação para macOS e Linux.

 

Por fim, a empresa espera implementar o sistema de encriptação ponta-a-ponta como padrão em todas as conversas do Messenger, o que vai de encontro dos planos de Mark Zuckerberg em garantir mais privacidade e segurança para os utilizadores da rede social. De sublinhar que esta função já se encontra no Messenger, mas ainda necessita de ser ativada manualmente pelos utilizadores caso assim o pretendam.

 

Infelizmente o Facebook não forneceu nenhuma informação sobre quando se espera que as novidades venham a ser implementadas para os utilizadores finais, sublinhando apenas que isso deve acontecer “brevemente”.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech