1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

spyware

 

Aceder a dados privados de um smartphone é algo cada vez mais simples nos dias de hoje, e ferramentas como a “Pegasus” podem facilitar consideravelmente esta tarefa para qualquer um.

 

Revelada pelo portal Financial Times, esta ferramenta hacking é capaz de aceder a praticamente qualquer smartphone atualmente no mercado, mas vai ainda mais longe ao ser capaz de aceder a dados em serviços cloud configurados sobre o dispositivo.

Ou seja, se utiliza o Google Drive, iCloud, Messenger ou outros, esta aplicação é capaz de aceder a todos os conteúdos destes serviços e fornecer os dados armazenados nos mesmos a terceiros. A ferramenta também afirma ser capaz de aceder a servidores desactualizados da Amazon e Microsoft.

 

Este programa pode ser classificado como um spyware, tendo em conta que se instala num dispositivo sem que o utilizador se aperceba que o mesmo lá está. A partir do momento que está instalado, a ferramenta recolhe toda a informação do dispositivo e abre a porta para que este seja comprometido no futuro.

 

Entre os dados acedidos pelo spyware encontram-se registos de chamadas, mensagens SMS, emails, histórico de navegação e localização, além de fotos e ficheiros na memoria do dispositivo.

Os dados são também enviados para servidores remotos, em controlo dos atacantes, para serem posteriormente acedidos e registados. Isto inclui os dados de login em serviços cloud e redes sociais – desde que estejam configurados nos equipamentos.

 

A ferramenta, no entanto, aparenta ter um uso bastante restrito. Derivado do seu custo, apenas algumas entidades e agências governamentais possuem acesso à mesma. Será improvável que um utilizador malicioso comum venha a utilizar estas ferramentas para obter dados de dispositivos alheios ou desconhecidos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech