1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Spyware em smartphone

 

Recentemente foi descoberta a atividade do spyware conhecido como “Pegasus”, um pedaço de malware que tinha sido criado (alegadamente) pelo NSO Group sediado em Israel – e o qual possui ligações com o governo local.

 

Este spyware encontrava-se focado em infetar dispositivos de ativistas, políticos, jornalistas e outras personalidades de interesse no mercado mundial, roubando possíveis informações sensíveis – tanto em dispositivos baseados no Android como iOS.

No caso do iOS, o iMessage é referenciado como tendo sido o principal meio de infeção para os dispositivos, onde as vitimas recebiam conteúdos maliciosos como mensagens que, posteriormente, exploravam falhas no sistema para infetar o equipamento.

 

Tendo em conta que o spyware encontrava-se focado para um pequeno grupo de utilizadores específicos, a possibilidade de um utilizador regular ser alvo do mesmo é bastante reduzida. Mas para quem pretenda é possível analisar agora se existiu atividade do mesmo nos seus dispositivos com a nova ferramenta de verificação criada para o efeito.

 

A nova ferramenta Mobile Verification Toolkit, ou MVT, encontra-se disponível para permitir aos analistas verificarem se determinados equipamentos foram afetados pelo spyware. No entanto, esta ferramenta não será relativamente simples de usar, e foca-se sobretudo no uso por empresas e investigadores de segurança, para identificarem se dispositivos de possíveis vitimas podem ter sido afetados.

 

Para os interessados, a ferramenta encontra-se disponível no Github, juntamente com todos os detalhes necessários para a sua utilização.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech