1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

WhatsApp icone

 

O Facebook volta a ficar envolto em polémica derivado da privacidade e segurança dos seus serviços, desta vez relativamente ao WhatsApp. De acordo com recentes informações, existem rumores que o Facebook terá integrado um filtro no WhatsApp capaz de recolher as mensagens privadas dos utilizadores, contornando a encriptação ponta a ponta que (supostamente) a app utiliza.

 

De acordo com a revista Forbes, o Facebook possui a capacidade de contornar a encriptação aplicada no WhatsApp com vista a recolher as mensagens do serviço e até reencaminhar as mesmas para um servidor próprio da empresa.

Ou seja, a confirmar-se, o sistema de encriptação de mensagens do WhatsApp teria uma falha de segurança propositada, integrada pelo próprio Facebook para ter acesso a qualquer mensagem enviada na plataforma.

 

Supostamente, este sistema teria como objetivo ser utilizado para analisar mensagens de forma automática e realizar a moderação de conteúdos na plataforma, sendo que as mensagens seriam analisadas por sistemas de Inteligência Artificial quando determinados termos fossem identificados – de forma a validar possíveis casos de abuso na utilização do serviço.

 

Este caso começou a ganhar relevo desde meados de Maio, aquando o evento F8 do Facebook destinado a programadores. No mesmo, Mark Zuckerberg revelou que a empresa estaria a realizar avanços na área da moderação de conteúdos no WhatsApp, e que este processo poderia – no futuro – vir a ser feito diretamente nos equipamentos dos utilizadores, sem que a empresa tivesse acesso aos conteúdos das mensagens diretamente.

 

WhatsApp encriptação

 

Ainda no mesmo mês, o fundador da rede social também afirmou que a plataforma encontra-se a desenvolver métodos de identificar potenciais criminosos detetando padrões de atividade por meios alternativos à da analise de mensagens – tendo em conta que, supostamente, não seria possível o acesso ao conteúdo das mesmas. Isto seria algo válido tanto para o WhatsApp como para o Messenger diretamente.

 

No entanto, a empresa nega que esteja a desenvolver ou planear medidas para contornar a encriptação de conteúdos oferecida pelo WhatsApp. Segundo Will Cathcart, vice-presidente do WhatsApp, contornar a encriptação das mensagens seria algo bastante óbvio e detectável para o utilizador, além de ir contra os planos da empresa. Por este motivo, a empresa refere não ter planos de implementar algo do género.

 

Seja como for, o Facebook ainda será a entidade que terá a resposta final face a este ponto. Apesar de o WhatsApp afirmar, para já, que não existe nenhum plano de contornar a encriptação das mensagens, a decisão final será da responsabilidade do Facebook e de Mark Zuckerberg.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech