1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

apple logo

 

Pedidos de DMCA são utilizados para os mais variados fins, mas o seu propósito passa por ajudar as empresas a removerem conteúdo ilegal ou com direitos de autor da Internet. No entanto, a Apple encontra-se agora sobre fogo depois de ter utilizado este sistema para remover alguma informação relativa ao iOS, que tinha sido partilhada por um investigador de segurança.

 

No passado dia 8 de Dezembro, um investigador de segurança sobre o nome de “Siguza” revelou o que seria a chave de encriptação utilizada pelo iOS, para aceder ao Secure Enclave Processor. Esta área do processador mantêm informação sensível do sistema, e com a chave passa a ser possível aceder à mesma e a toda essa informação – além de ser possível utilizar este mesmo método para acesso administrativo ao iOS em vários dispositivos.

 

tweet enviado

 

Dois dias depois do tweet ter sido enviado, a Apple emitiu uma notificação DMCA para que o conteúdo fosse removido do Twitter. A mensagem acabou por ser removida, apenas para surgir novamente durante o dia de hoje.

Em comunicado, a Apple confirma que o pedido de remoção do Tweet foi enviado, mas que a empresa voltou atrás nessa decisão pouco tempo depois, pedindo ao Twitter para repor a mensagem eliminada – algo que o utilizador original da mesma também confirmou.

 

Além deste caso, o Reddit também recebeu na mesma altura vários pedidos de DMCA para que conteúdo do sub-reddit jailbreak fossem eliminados, sobretudo mensagens contendo informações sobre como realizar o jailbreak em dispositivos e algumas ferramentas.

 

Pouco depois destas ações terem sido conhecidas, a comunidade começou a apontar os dedos à Apple pela tomada de decisões, em parte porque podem ser vistas como uma forma da empresa limitar o acesos à informação sobre jailbreak dos seus sistemas, e que estão a utilizar os pedidos de DMCA para este fim.

 

Apesar de o tweet ter sido reposto, muitas das mensagens eliminadas do Reddit ainda permanecem com esse formato e não parecem estar em vias de ser repostas.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech