1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

partilha de ficheiros simples

 

A partilha de ficheiros entre diferentes dispositivos ainda é uma tarefa relativamente complicada. Apesar de tecnologias como o Bluetooth terem vindo a facilitar o processo, ou até serviços Cloud, a tecnologia ainda está longe de ser perfeita e simples de se utilizar.

 

A pensar nisso, a Vivo, OPPO e Xiaomi uniram-se para desenvolver um novo protocolo de transmissão de conteúdos, que irá permitir partilhar rapidamente conteúdos entre diferentes dispositivos, até mesmo de marcas diferentes. O objetivo passa por criar uma versão alternativa do AirDrop da Apple mas para dispositivos Android.

 

A tecnologia irá utilizar o Bluetooth para rapidamente interligar os dispositivos, passando depois para uma rede WiFi P2P para partilhar efetivamente os ficheiros. Como utiliza uma rede Wi-fi, as empresa afirmam que o processo de transferência de ficheiros é consideravelmente mais rápido do que utilizar outras alternativas para este fim. Além disso, também não é necessário ter uma ligação ativa à Internet para utilizar este sistema, visto que todo o processo é realizado de forma local, sem gastar dados ou tráfego.

 

Spark Ni, vice presidente da VIVO, afirma que as três fabricantes apoiantes deste projeto possuem todas uma elevada base de utilizadores no mercado, pelo que a parceria irá beneficiar consideravelmente todos os utilizadores. Para a Vivo, esta tecnologia entra dentro das ideias da empresa em fornecer novas formas de partilhar ficheiros, além de mais rápidas e seguras, pelo que faz todo o sentido que a empresa apoie a mesma.

 

A aliança pretende ainda que outros fabricantes entrem também na ideia, sendo que o projeto irá ser open source e qualquer entidade poderá integrar os mesmos nos seus dispositivos, além de ajudar no desenvolvimento da mesma para o futuro. Porém, e por agora, apenas os dispositivos da Xiaomi com MIUI 11 irão ter a capacidade de utilizar esta tecnologia.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech