1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google android malware

 

Muitas apps disponíveis na Play Store permitem aos utilizadores testarem funcionalidades premium durante um período de tempo sem terem de pagar pelas mesmas. Mas alguns programadores estão a aproveitar este sistema para cobrar aos utilizadores pelos períodos de teste mesmo depois das apps serem removidas dos dispositivos.

 

Conhecido como “fleeceware”, este género de aplicações cobram os utilizadores que iniciem um período de teste gratuito mesmo que estes removam as apps dos seus dispositivos. Quando a maioria dos utilizadores iniciam um período de testes, para evitarem ser cobrados pagamentos, estes podem requerer o cancelamento da subscrição – ou remover as apps dos dispositivos. A maioria dos programadores não realiza o pagamento após a fase de teste caso verifique que a app foi desinstalada.

 

No entanto, os investigadores da empresa de segurança Sophos revelaram ter descoberto um conjunto de 25 aplicações populares na Play Store que realizam esta prática. Entre a lista encontram-se aplicações que possuem milhares de downloads segundo os dados da Play Store.

Algumas das apps descobertas cobram valores avultados de subscrição por serviços básicos – como, por exemplo, subscrições para remover anúncios numa aplicação de calculadora, que pode atingir mais de 100 dólares por ano.

 

apps maliciosas descobertas

 

As apps aproveitam-se do sistema de trial para enganar os utilizadores que subscrevam aos mesmos. Invés de cancelarem as subscrições automaticamente quando as apps são desinstaladas, os programadores responsáveis pelas mesmas mantém a subscrição ativa e funcional, sendo as mesmas cobradas das contas dos utilizadores.

 

Apesar de nem todos os utilizadores subscreverem a estes períodos de teste, existe uma forte possibilidade de a maioria que o realize não cancele manualmente as mesmas e apenas desinstalem as aplicações, acabando por ser cobrados ainda assim.

Por entre as apps descobertas a realizarem esta prática encontra-se algumas associadas com o GO Keyboard e GO Launcher. Estas apps já tinham sido descobertas no passado a realizarem tácticas obscuras de recolha de dados dos utilizadores – em 2017 a app GO Keyboard Lite estaria a enviar dados dos utilizadores para servidores na China sem um propósito claro.

 

apps fleeware

 

O recomendado para os utilizadores será que, caso subscrevam a um período de testes dentro de uma app, e cancelem o mesmo antes do período finalizar, realizem esta pratica manualmente invés de apenas desinstalarem as apps. Desta forma é garantido que a subscrição não vai ser automaticamente renovada no futuro.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech