1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows Server 2008

 

Para quem tenha servidores com o sistema Windows Server 2008, existe uma boa razão para adiar os mais recentes updates fornecidos pela Microsoft. Parece que os problemas não estão a surgir apenas no Windows 10, mas também na variante mais antiga do sistema destinada a servidores.

 

Desde que a atualização KB4539602 foi fornecida para o Windows Server 2008, milhares de servidores deixaram subitamente de conseguir iniciar corretamente. Apesar de o Windows Server 2008 ser uma distribuição antiga do sistema, ainda se encontra instalada em vários sistemas empresariais e servidores públicos. Com isto, a falha na capacidade de iniciar os mesmos é sem duvida um grave problema.

Esta atualização é a mesma que foi fornecida para o Windows 7, e que pretendia corrigir os problemas com a aplicação de wallpapers no sistema.

 

De acordo com a Microsoft, os administradores dos sistemas devem certificar-se que possuem todas as atualizações anteriores fornecidas para o sistema instaladas. Em concreto a KB4474419, que foi fornecida em 23 de Setembro de 2019 e fornece atualizações importantes para o sistema de encriptação dos ficheiros, que aprece estar na origem das falhas sobre a atualização KB4539602.

Outra atualização que também necessita de se encontrar instalada será a KB4490628, ou a falha pode também ser verificada.

 

Os utilizadores criticam o facto que a Microsoft não aplicou nenhum sistema de verificação no update KB4539602 para garantir que os sistemas possuem as atualizações necessárias ao funcionamento antes da mesma ser instalada. Isto leva a que, quem não tenha atualizado o sistema no passado, fique subitamente sem acesso ao seu servidor.

 

Uma das forma de corrigir o problema passa por utilizar o seguinte comando na consola de recuperação do sistema operativo: dism.exe /image:C:\ /cleanup-image / revertpendingactions

Existem relatos que também é possível corrigir a falha copiando os ficheiros winload.efi e winload.exe de um backup antigo do Windows Server 2008 ou de uma instalação limpa – que se encontram ambos na pasta system32.

 

Em todo o caso, a Microsoft ainda não comentou oficialmente os problemas, deixando milhares de sistemas potencialmente em risco.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech