Uma das maiores operadoras de telecomunicações nos EUA, a T-Mobile, sofreu recentemente uma leak de informação dos seus clientes. De acordo com o comunicado da empresa, foi descoberto que uma falha poderá ter permitido a terceiros acederem a informação pessoal de vários clientes da operadora.
De acordo com a empresa, uma falha relativa ao sistema de emails da entidade terá permitido que terceiros acedessem a contas de funcionários da T-Mobile, o que por sua vez poderia permitir o acesso aos sistemas internos da operadora, onde se encontra toda a informação dos clientes.
Entre os dados acedido encontram-se nomes, moradas, emails e em alguns casos os números de telefone, de segurança social e outras informações de registo dos clientes. Existem também relatos de acesso a alguns dados de informações bancárias, como números de contas e de pagamentos realizados.
A T-Mobile terá começado durante o dia de ontem a notificar os principais clientes afetados, sendo que estes devem receber uma mensagem via SMS a informar do caso e de como podem garantir a segurança dos seus dados. Além disso, para quem tenha tido os seus dados de pagamento comprometidos, a T-Mobile encontra-se a oferecer dois anos do serviço myTrueIdentity, uma plataforma de monitorização de uso dos cartões de crédito e de segurança em pagamentos.
Para os clientes que apenas tenham os dados pessoais acedidos, a empresa não irá fornecer qualquer género de compensação ou regalia, para além do acompanhamento do caso e algumas informações genéricas de segurança online.
Esta não é a primeira vez que a T-Mobile regista acessos indevidos aos seus sistemas. Em 2018 outro incidente levou a que terceiros tivessem acesso ao sistema interno da empresa, e aos dados pessoais de praticamente todos os clientes registados na operadora.
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