Com cada vez mais utilizadores fechados em casa, a Internet é uma das principais formas de passar o tempo. Com isto, é normal que o tráfego a nível mundial da Internet também aumente consideravelmente.
No que respeita em Portugal, os dados demonstram claramente que, desde o inicio da pandemia, o trafego da Internet aumentou de forma considerável. Os dados revelados durante o dia de hoje pela ANACOM apontam que, em certos casos, o volume de uso da Internet em Portugal aumentou quase 50%.
A entidade aponta que o aumento será de 47% no caso do tráfego de voz e 52% no caso do tráfego de dados móveis. O aumento do tráfego de voz vai de encontro ao volume meia elevado de chamadas realizadas pelos portugueses durante este período, e destaca-se um crescimento de quase 94% sobre as linhas fixas.
O uso do tráfego de dados, sobre plataformas fixas, também registou um aumento de 54%, que estará associado com cada vez mais os utilizadores passarem o tempo em frente do computador invés de adotarem apenas o uso de dados moveis nos seus smartphones.
Estes valores são também registados nos dados da GigaPIX, uma das principais Internet eXchange Point em Portugal. Desde o início da pandemia que o tráfego de internet em Portugal tem vindo a atingir consideráveis vezes o valor acima dos 100 Gbps, o que se mantêm durante as horas de pico dos acessos e começa a reduzir durante o período da noite.
Até ao momento, a ANACOM afirma que não foram registados casos de sobrecarga das redes nas principais operadoras nacionais. Apesar disso, estão a ser criadas medidas para evitar não só a sobrecarga, mas também a aplicação de limites caso tal seja necessário – medida que vai de encontro ao que as autoridades europeias tem vindo a recomendar, e que também foi recentemente aprovado em Decreto de Lei em Portugal.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!