O Cloudflare possui um dos servidores de DNS mais rápidos atualmente na internet, e um dos mais utilizados também, com mais de dois mil milhões de pedidos realizados por dia, sobre a plataforma, desde o seu lançamento em 2018.
Hoje a empresa revela uma expansão deste serviço, o 1.1.1.1 para famílias. Esta nova plataforma fica assente sobre o conhecido serviço de DNS 1.1.1.1, mas pretende fornecer proteção adicional contra malware e acesso a conteúdos para adultos.
Garantindo a mesma privacidade que se encontra sobre a sua plataforma tradicional, o 1.1.1.1 para famílias é capaz de filtrar conteúdos de malware ou de adulto sobre as redes dos utilizadores, ao mesmo tempo que fornece o mesmo desempenho que se encontra no serviço tradicional.
Existem duas formas de configurar o serviço, dependendo do bloqueio que se pretenda aplicar: apenas malware ou malware e sites de adulto.
A primeira configuração bloqueia apenas o carregamento de domínios conhecidos por serem maliciosos ou distribuírem conteúdos maliciosos na rede. Já a segunda configuração, além do malware, bloqueia também o acesso a sites de conteúdo para adulto, garantindo assim a proteção de menores na internet.
A configuração pode ser aplicada alterando apenas um número do tradicional serviço de DNS aberto:
Malware apenas
1.1.1.2
1.0.0.2
Malware e conteúdo de adulto
1.1.1.3
1.0.0.3
A empresa espera ainda lançar um painel no futuro que permita aos utilizadores configurarem listas de acesso ou gerirem melhor as suas redes locais.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!