1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware

Siga-nos

Apple macbook

 

Ao que tudo indica, a Apple encontra-se a preparar para mudar a sua estratégia para o futuro das suas linhas de computadores pessoais, deixando de lado os processadores da Intel para adotar a arquitetura ARM.

 

De acordo com a Bloomberg, a Apple encontra-se a planear o lançamento de – no mínimo – três novos modelos de sistemas Mac com processadores da ARM, baseados no chip A14. O lançamento destes modelos acreditasse que possa vir a acontecer ao longo do próximo ano.

Os chips iriam ser desenvolvidos pela empresa Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), a mesma que tem vindo também a desenvolver os processadores para os iPhones e iPads da marca.

 

Esta medida não será algo que a empresa tenha pensado de forma recente. Na realidade os rumores de que a Apple iria implementar processadores ARM nos seus sistemas não são recentes, e perduram mesmo durante anos, mas sem nunca se ter verificado algo em concreto. Agora isso parece estar cada vez mais perto de acontecer, e poderá permitir à empresa garantir mais controlo sobre o seu hardware além de melhorar o desempenho dos seus dispositivos para os utilizadores finais – bem como reduzir os custos de produção.

 

A empresa já tinha feito a transição para processadores ARM nos seus smartphones e tablets, portanto seria apenas uma questão de tempo até que o mesmo fosse aplicado também nos computadores da marca.

 

Os chips da ARM podem fornecer não apenas uma melhoria a nível do desempenho final como também a nível da bateria, visto que estes processadores teriam menos requisitos energéticos que variantes similares da Intel. Para os consumidores isso iria traduzir-se em mais autonomia da bateria.

Espera-se que a empresa comece por aplicar os novos processadores ARM nas linhas do MacBook mais baratas, para testar o território, antes de avançar com a implementação da tecnologia em larga escala para alguns dos seus dispositivos mais avançados – como os MacBook Pro.

 

A nível do sistema operativo, certamente que a empresa vai manter-se com o seu macOS. No entanto, a transição para sistemas ARM poderá permitir no futuro uma maior integração entre apps destinadas a smartphones/tablets e desktops. Uma vez que são baseados na mesma arquitetura, os programadores poderiam mais facilmente converter os conteúdos entre os dois sistemas – na realidade, isso poderia ser feito praticamente sem qualquer esforço, já que desenvolvendo uma aplicação para um sistema ela iria ficar imediatamente disponível para outros dispositivos.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech