1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Apple macbook

 

Ao que tudo indica, a Apple encontra-se a preparar para mudar a sua estratégia para o futuro das suas linhas de computadores pessoais, deixando de lado os processadores da Intel para adotar a arquitetura ARM.

 

De acordo com a Bloomberg, a Apple encontra-se a planear o lançamento de – no mínimo – três novos modelos de sistemas Mac com processadores da ARM, baseados no chip A14. O lançamento destes modelos acreditasse que possa vir a acontecer ao longo do próximo ano.

Os chips iriam ser desenvolvidos pela empresa Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), a mesma que tem vindo também a desenvolver os processadores para os iPhones e iPads da marca.

 

Esta medida não será algo que a empresa tenha pensado de forma recente. Na realidade os rumores de que a Apple iria implementar processadores ARM nos seus sistemas não são recentes, e perduram mesmo durante anos, mas sem nunca se ter verificado algo em concreto. Agora isso parece estar cada vez mais perto de acontecer, e poderá permitir à empresa garantir mais controlo sobre o seu hardware além de melhorar o desempenho dos seus dispositivos para os utilizadores finais – bem como reduzir os custos de produção.

 

A empresa já tinha feito a transição para processadores ARM nos seus smartphones e tablets, portanto seria apenas uma questão de tempo até que o mesmo fosse aplicado também nos computadores da marca.

 

Os chips da ARM podem fornecer não apenas uma melhoria a nível do desempenho final como também a nível da bateria, visto que estes processadores teriam menos requisitos energéticos que variantes similares da Intel. Para os consumidores isso iria traduzir-se em mais autonomia da bateria.

Espera-se que a empresa comece por aplicar os novos processadores ARM nas linhas do MacBook mais baratas, para testar o território, antes de avançar com a implementação da tecnologia em larga escala para alguns dos seus dispositivos mais avançados – como os MacBook Pro.

 

A nível do sistema operativo, certamente que a empresa vai manter-se com o seu macOS. No entanto, a transição para sistemas ARM poderá permitir no futuro uma maior integração entre apps destinadas a smartphones/tablets e desktops. Uma vez que são baseados na mesma arquitetura, os programadores poderiam mais facilmente converter os conteúdos entre os dois sistemas – na realidade, isso poderia ser feito praticamente sem qualquer esforço, já que desenvolvendo uma aplicação para um sistema ela iria ficar imediatamente disponível para outros dispositivos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech