1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Inkscape 1.0

 

As diferentes versões de um software são escolhidas pelos seus programadores. Por exemplo, o Firefox encontra-se atualmente na versão 75, enquanto que o Chrome na 81, mas programas mais antigos como o Kernel do Linux – lançado faz mais de 29 anos – ainda se encontra na sua versão 5.

 

O Inkscape era uma das aplicações que mantinha um desenvolvimento ativo e continuo, mas com números que ainda se encontravam na versão “0”. Porém isso muda agora, onde 16 anos depois do seu lançamento, chega oficialmente o Inkscape 1.0.

 

Esta nova versão encontra-se disponível para Windows, Linux e macOS, sendo que fornece um conjunto de novidades para os criadores de artes vetoriais. Apesar de se ter mantido na versão “0” nos últimos 16 anos, o programa é um dos mais utilizados e reconhecidos no mercado, e tem vindo a receber atualizações e novidades de forma constante nos últimos tempos.

 

 

Os programadores revelam que a nova versão 1.0 foi consideravelmente melhorada a nível da tradução de conteúdos, estando agora disponível me mais de 20 idiomas diferentes. Para quem utilize ecrãs HiDPI também devem ser verificadas melhorias na apresentação dos conteúdos e da interface – algo que tinha vindo a ser um problema no passado.

 

interface Inkscape

 

Outra mudança encontra-se a nível das extensões, que os programadores afirmam terem vindo a receber algumas modificações – e que na nova versão foram completamente reformuladas. Apesar de ainda existir suporte para extensões que foram sendo desenvolvidas por terceiros ao longo dos anos, as novas versões vão adotar uma nova estrutura.

 

O download da nova versão do Inkscape 1.0 pode ser realizada a partir do site oficial, bem como poderá analisar as Notas de Lançamento para verificar todas as novidades.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech