1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google chrome logo

 

A Google encontra-se a testar uma nova funcionalidade para o seu navegador Chrome, que pretende ajudar a simplificar a apresentação de URLs no navegador. Tradicionalmente, o Chrome apresenta a URL completa na barra de endereços, no topo da janela, a indicar onde o utilizador se encontra.

 

No entanto, a empresa lançou agora uma nova experiência que pretende reduzir este campo para conter apenas o domínio principal do site onde o utilizador se encontre.

Por exemplo, caso o utilizador se encontre na página tugatech.com.pt/forum, o Chrome apenas irá apresentar a secção “tugatech.com.pt”, ignorando a parte do “/forum”. A medida pretende ser uma forma de a empresa simplificar a apresentação dos links e URLs no navegador, algo que tem vindo a ser melhorado nas ultimas versões do mesmo.

 

chrome alterações url

 

A razão, segundo a empresa, para esta experiência encontra-se na dificuldade que muitos utilizadores possuem em distinguir sites verdadeiros de maliciosos, e a ocultação do URL completo pode ajudar nessa tarefa. Ao mesmo tempo, esta medida também torna confuso o uso de URLs no navegador, que agora fica limitado apenas ao domínio – uma mudança que pode ser considerada drástica para muitos, sobretudo tendo em conta que muito conteúdo partilhado pela Internet surge exatamente em subcategorias e não sobre o domínio principal.

 

No entanto, em contrapartida, a funcionalidade aparenta colocar novamente o URL completo quando o utilizador coloca o rato sobre a barra de navegação, apresentando assim o caminho completo do site na normalidade - e também quando se carrega na zona.

 

Caso pretenda testar estas novas experiências, as mesmas já se encontram disponíveis sobre a versão mais recente do Chrome, e na secção de “chrome://flags” do mesmo. Para ativar basta selecionar as seguintes opções:

  • Omnibox UI Hide Steady-State URL Path, Query, and Ref
  • Omnibox UI Hide Steady-State URL Path, Query, and Ref On Interaction (pode não funcionar em certos equipamentos)
  • Omnibox UI Reveal Steady-State URL Path, Query, and Ref On Hover

 

flags chrome

 

Os planos da Google passam por analisar a implementação desta nova funcionalidade, e a resposta dos utilizadores à mesma. Caso venha a ter sucesso, é possível que a empresa comece a testar uma implementação em mais larga escala, com a possibilidade de chegar também na versão final do navegador.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech