1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

android smartphone

 

A parceria entre a Apple e a Google para desenvolver uma API dedicada para aplicações de contacto, como forma de ajudar no combate ao COVID-19, foram boas noticias para a comunidade em geral. No entanto, esta nova tecnologia também começa agora a ser aproveitada para esquemas menos bons.

 

Um dos exemplos sobre como esta tecnologia e as apps que fazem uso da mesma pode ser utilizado para fins maliciosos foi recentemente descoberto no Canadá. No mesmo dia em que o presidente Justin Trudeau anunciou a aplicação dedicada de contacto sobre o COVID-19, começaram também a surgir relatos de um novo esquema que aproveita o lançamento para infetar os dispositivos Android com ransomware.

 

ransomware android

 

O caso foi relatado pela empresa ESET, e aponta que, poucas horas depois de a aplicação oficial de contacto do Canadá ter começado a ser disponibilizada, surgiram pela Internet várias versões modificadas da mesma com o ransomware CryCryptor, que encripta os conteúdos dos dispositivos onde se instala.

 

 

Obviamente, estas aplicações estão a ser distribuídas sobre fontes externas da Play Store, o que será um dos primeiros indicativos de problemas. Caso vá instalar alguma aplicação do género, o recomendado será que se utilize meios oficiais para o processo – e a Play Store será o principal para o caso dos utilizadores do Android.

 

Felizmente o ransomware CryCryptor pode ser desencriptado, pelo que os dispositivos afetados podem ter os dados recuperados. Ainda assim, será recomendado que os utilizadores tenham em atenção os locais de onde instalam as suas apps.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech