A Microsoft lançou uma nova atualização de emergência para o Windows, que pretende corrigir alguns problemas descobertos sobre codecs do sistema. As atualizações são destinadas a sistemas Windows 10 e Windows Server 2019.
De acordo com o comunicado da empresa, as atualizações pretendem corrigir uma vulnerabilidade em alguns codecs base do Windows, que podem permitir a execução de código no sistema através de ficheiros de imagem manipulados para tal.
Se uma imagem modificada para explorar a falha é aberta sobre um programa que utilize o Windows Codecs, poderá permitir aos atacantes executarem código malicioso no sistema e potencialmente controlar remotamente o mesmo.
Os dois bugs descobertos foram corrigidos pela empresa, sendo que uma atualização encontra-se a ser fornecida para todos os utilizadores dos sistemas Windows 10 e nas variantes Windows Server 2019. A empresa também refere que ambos os bugs foram descobertos de forma independente, e que não existem indícios que tenham vindo a ser aproveitados para campanhas maliciosas.
Seja como for, o recomendado será instalar as mais recentes atualizações fornecidas para o sistema de forma a garantir que não é afetado, sobretudo agora que a falha é conhecida e pode começar a ser aproveitada por malware para infetar mais sistemas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!