1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google Chrome 85

 

Como estava previsto, a Google lançou a nova versão 85 do Chrome, e destacam-se um conjunto de novas funcionalidades e melhorias. A nova versão encontra-se agora disponível na sua versão Estável, e veio trazer algumas melhorias que a empresa tinha vindo a preparar nos últimos meses.

 

Para começar, o Google Chrome 85 deverá fornecer um carregamento mais rápido de páginas, através de uma nova técnica de compilação de conteúdos apelidada de Profile Guided Optimization (PGO). Esta nova técnica deve fornecer várias melhorias a nível do carregamento de conteúdos pela Internet em geral, com a Google a indicar que o desempenho do navegador deve ser até 7.3% superior ao de gerações anteriores.

 

Este desempenho deve-se também verificar a nível do carregamento de conteúdos, com as páginas web a carregarem até 10% mais rapidamente, com uma diminuição no uso do processador.

 

Outra novidade encontra-se a nível do suporte a imagem AVIF. Este é um novo padrão para a compressão de imagens, que pretende usar o codec AV1 para reduzir o tamanho final das imagens sem afetar praticamente a qualidade das mesmas.

O uso de imagens AVIF deverá fornecer mais desempenho no carregamento dos conteúdos, já que as imagens terão um tamanho mais reduzido, irão gastar menos largura de banda e irão ter praticamente zero artefactos normalmente associados com a compressão de conteúdos. Plataformas como o Netflix, YouTube e Facebook já demonstraram interesse em usar imagens AVIF, pelo que a Google decidiu integrar diretamente o suporte a estas imagens no navegador.

 

Os downloads a partir de fontes misturadas também vão começar a surgir com avisos ou bloqueios. Estes avisos vão surgir quando os utilizadores tentem descarregar conteúdos a partir de sites seguros, mas que são de fontes inseguras – por exemplo, programas ou ficheiros ZIP. Por agora o navegador irá apenas alertar para o facto do conteúdo estar a ser descarregado de uma fonte insegura, mas com a próxima versão do Chrome isso deve ser totalmente bloqueado.

 

Nesta versão, por enquanto, o navegador irá apresentar um alerta no download de conteúdo como imagens e ficheiros PDF ou do Office, e irá bloquear downloads que sejam considerados potencialmente maliciosos – como ficheiros executáveis.

 

Google chrome 85

 

A nova versão já se encontra disponível na plataforma estável, pelo que todos os utilizadores do Chrome devem receber a mesma a partir de agora – bastará reiniciar o navegador para tal.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech