Depois de ter sido anunciado recentemente a chegada da nova versão do Chrome 90, a mesma encontra-se agora a ser disponibilizada para todos os utilizadores na versão estável do navegador.
Esta nova versão conta com várias melhorias a nível de desempenho e correção de bugs e problemas conhecidos, mas o grande destaque encontra-se, sem dúvida, na inclusão do suporte ao encoder AV1, criado especificamente para videoconferência com integração WebRTC. Este encoder deverá permitir ter acesso a videoconferências do navegador com ainda mais qualidade e estabilidade em geral – algo importante quando ainda existe muita gente que se encontra a trabalhar a partir de casa.
Além disso, para utilizadores em ligações de internet lentas ou instáveis, o encoder AV1 permite também reduzir os dados necessários para o streaming de conteúdos, e é visto como o sucessor do antigo codec VP9.
Outra mudança importante encontra-se sobre a passagem dos pedidos a ser feita diretamente para HTTPS, o que vai garantir mais segurança para os utilizadores. Com esta alteração, os pedidos de acesso a websites feitos pelo navegador vão ser inicialmente via HTTPS, invés do HTTP tradicional como tinha vindo a acontecer até agora. Caso o website não se encontre disponível de forma segura, então o navegador faz o “downgrade” para a versão HTTP.
No entanto, ainda existem algumas ligações que vão continuar a ser feitas via HTTP, como é o caso do acesso a IPs, localhost e outros endereços onde normalmente não se encontra a ligação segura.
O Chrome deverá atualizar-se automaticamente durante as próximas horas, sendo que os utilizadores apenas necessitam de reiniciar o mesmo quando a instalação estiver concluída.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!