1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows 10

 

Durante o mês passado surgiram alguns relatos de problemas com as mais recentes versões do Windows 10, que aparentemente estariam a causar problemas no sistema de autenticação do sistema – que normalmente são usados para manter credenciais em programas empresariais ou tarefas mais delicadas.

 

Ao que parece, o problema encontra-se mesmo relacionado com recentes atualizações realizadas pela Microsoft, que terão implementado um novo bug no sistema de autenticação do Windows, nomeadamente com a DPAPI (Data Protection API).

A DPAPI trata-se de uma API do sistema que, normalmente, é usada para guardar informações de login diretamente no sistema operativo e via o Windows Credentials Manager. Ao que tudo indica, recentes atualizações feitas pela Microsoft no Windows 10 estariam a causar problemas adversos neste sistema, e a levar que os dados guardados nem sempre fossem salvaguardados corretamente.

 

Apesar de não ser algo que todos os utilizadores utilizem, a DPAPI encontra-se integrada com várias apps no sistema operativo, nomeadamente com navegadores baseados no Chrome, VPN, entre outros. As próprias apps da Microsoft e disponíveis na Microsoft Store também usam esta API para guardarem dados dos utilizadores – nomeadamente apps de email, OneDrive, entre outras.

 

Os relatos de problemas tem vindo a aumentar, pelo que a Microsoft vai começar a investigar as falhas reportadas para identificar a possível causa – confirmando também que o problema encontra-se realmente a afetar utilizadores finais nas mais recentes versões do Windows 10.

 

O problema nota-se sobretudo em instalações que tenham sido atualizadas para a mais recente versão do Windows 10 v2004, sendo que a empresa sugere os utilizadores com problemas a descarregarem a versão mais recente do sistema operativo e tentarem proceder com a reinstalação do mesmo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech