A pandemia veio alterar a forma como muita gente trabalha, e agora usar serviços online tem vindo a tornar-se cada vez mais importante. Mas juntamente com isso vem também a necessidade de ser necessário recordar-se de mais uma conta e da sua senha de acesso.
Obviamente, deve sempre usar um gestor de senhas para garantir que nunca se esquece das mesmas, mas ainda assim, os números mais recentes demonstram que existe uma crescente necessidade de se guardar mais senhas.
De acordo com um estudo realizado pela NordPass, no início da pandemia os utilizadores possuíam, em média, cerca de 80 senhas guardadas nas suas contas. Na mesma análise feita depois de vários países terem aplicado medidas mais restritivas de trabalho, a média subiu para 100 senhas por utilizador.
Sem dúvida que um dos grandes motivos para o aumento das senhas guardadas por utilizador encontra-se no facto que muitos tiveram de criar novas contas em diferentes plataformas e programas, de forma a manterem os seus trabalhos de forma remota, o que obriga também a guardar mais destes dados.
Este é também um motivo pelo qual muita gente usa a mesma senha em diferentes serviços, algo que nunca deve ser feito mas ainda se mantêm uma tendência para muitos. A reutilização de senhas torna a tarefa de se lembrar das mesmas mais simples, mas ao mesmo tempo pode colocar em sério risco os dados dos utilizadores online – basta uma das plataformas ser comprometida para se ter acesso a todas as contas.
Como sempre, o uso de um bom gestor de senhas é o primeiro passo para otimizar a segurança online, bem como o uso de senhas diferentes para cada plataforma, atualização regular das mesmas e ainda a utilização de autenticação em duas etapas quando possível.
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