A Adobe revelou recentemente algumas atualizações para a sua suite de produtos, e uma das grandes novidades encontra-se na introdução dos novos filtros neurais. Este novo sistema de filtros pretende usar a Inteligência Artificial e Machine learning para melhorar ou modificar os conteúdos das fotos de forma automática.
Um dos exemplos focados pela empresa encontra-se no novo filtro de idade, que permite alterar a representação da idade dos utilizadores através do rosto – algo similar ao que se encontra em vários filtros de plataformas como o Instagram ou TikTok, onde é possível colocar um rosto mais velho ou mais novo.
É ainda possível usar outros filtros do mesmo formato, como o de expressar uma determinada emoção, ou remover objetos do rosto como óculos – tudo feito através de IA e sendo apenas necessário regular uma simples opção. Existem ainda filtros que pretendem melhorar a qualidade final das imagens, como o que já tinha sido revelado recentemente pela empresa para modificar automaticamente o céu das fotos.
A empresa refere que algum do processamento de IA é feito localmente nos sistemas, enquanto que outra parte é realizada através da vasta rede da empresa na cloud. Obviamente, os resultados nem sempre são perfeitos, mas a empresa espera vir a adaptar os filtros e a melhorar os mesmos com tempo e conforme mais utilizadores também experimentem a funcionalidade.
Existem também outros destaques entre os filtros disponíveis, como a capacidade de restaurar as cores de imagens a preto e branco, onde a IA é capaz de escolher as cores adaptadas para um determinado conteúdo presente na foto, e preencher o mesmo de forma realista.
Estas novidades encontram-se disponíveis na versão mais recente do Photoshop 22, sendo que os utilizadores apenas necessitam de se certificar que estão na versão mais recente para obterem acesso aos mesmos.