As tensões entre a Apple e o Facebook continuam a crescer, e tudo devido a uma nova funcionalidade integrada no iOS 14 para garantir mais privacidade aos utilizadores do sistema da Apple.
A nova funcionalidade App Tracking Transparency (ATT) foi integrada no iOS 14 para garantir mais segurança e privacidade aos utilizadores, impedindo que as aplicações possam fazer o tracking dos mesmos em apps de terceiros e até em diferentes sites que estes visitem.
Ora, é bem sabido que o Facebook, uma das principais fontes de receita do mesmo passa pela publicidade, onde faz uso da informação que recolhe dos utilizadores para criar experiências personalizadas. E como tal a rede social não se encontra muito contente com esta função.
Para já o ATT ainda não se encontra ativo no iOS, sendo que a Apple adiou a sua implementação para permitir aos programadores adaptarem-se às mudanças, mas eventualmente ela vai ser ativada. Numa carta deixada publicamente para o Facebook, a Apple refere que a rede social tem vindo a levar a recolher informação dos utilizadores de forma verdadeiramente extrema, e que a nova funcionalidade do iOS 14 não impede a rede social de continuar a fornecer publicidade aos seus utilizadores.
Em resposta, o Facebook refere que esta funcionalidade vai reduzir em mais de 40% os ganhos da plataforma sobre publicidade, e vai ter um forte impacto tanto para a rede social como também para os anunciantes, que vão passar a ter publicidade menos personalizada para o público a que se destina.
A Apple sublinha várias vezes que a funcionalidade pretende ser uma forma de garantir a privacidade dos utilizadores nas plataformas digitais que utilizam, e que os que o pretendam podem sempre desativar as proteções do sistema – mas por padrão estas definições devem encontrar-se ativadas.
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