1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Chip da AMD

 

A Apple revelou o seu novo processador M1 baseado na arquitetura ARM com grande destaque, e promete ser uma verdadeira inovação para a empresa daqui para a frente. No entanto, este chip pode não ser o único a surgir no mercado.

 

A AMD parece estar a desenvolver o seu próprio chip que promete ser um rival direto do M1 da Apple. Os rumores mais recentes dão conta que a AMD encontra-se a desenvolver um novo chip ARM, que pretende ser criado para sistemas rivais aos da Apple, e terá um desempenho ainda mais elevado – ou pelo menos é esse o plano da fabricante.

 

De momento ainda muito pouco se sabe sobre o chip, mas acredita-se que a empresa possa lançar duas variantes do seu chip: uma com memória RAM integrada e outra sem. O desenvolvimento deste chip já teria vindo a ser mantido faz alguns meses, e fontes internas apontam que o seu desenvolvimento está praticamente concluído.

 

Existe a possibilidade que mais detalhes sobre este chip venham a surgir durante o início de 2021, nomeadamente durante o evento CES 2021, onde a AMD irá estar presente juntamente com vários dos seus executivos de topo.

 

De relembrar que a AMD também não é nova no desenvolvimento de chips ARM para o mercado. Faz cerca de seis anos que a empresa desenvolveu o K12, um chip que foi construído sobre a arquitetura ARMv8 e que teria como objetivo ser integrado num novo conjunto de dispositivos no mercado. O projeto não chegou a ganhar atenção, sobretudo devido ao desenvolvimento mais lento da empresa.

 

É importante também referir que, desde essa altura, a AMD tem vindo a investir bastante no desenvolvimento das suas próprias plataformas, tanto a nível dos processadores – com a linha Ryzen a ser o maior destaque – e também no mercado das gráficas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech