1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Facebook vs apple

 

Não existem dúvidas que o Facebook é uma das plataformas que mais dados recolhe sobre os seus utilizadores – e encontra-se na sua base de negócios tal medida. Como tal, também não é de estranhar que a empresa lance duras criticas contra a Apple, que recentemente começou a disponibilizar novas funcionalidades no iOS que vão permitir dar mais controlo de privacidade aos utilizadores.

 

Ao longo dos últimos dias, o Facebook tem vindo a deixar críticas contra a Apple, e como o bloqueio das recolhas de dados dos utilizadores pode vir a prejudicar as pequenas empresas na rede social – embora o efeito claro seja como estas medidas vão também prejudicar a rede social como um todo.

 

No entanto, para a Electronic Frontier Foundation (EFF), a campanha que se encontra a ser feita pela rede social é bastante desonesta e enganadora. A EFF é uma entidade focada em lutar pelos direitos dos utilizadores online, onde se inclui o direito à privacidade.

Numa mensagem deixada no seu blog oficial, a EFF deixou claro que a campanha do Facebook contra a Apple é considerada como “uma piada”, tendo em conta toda a recolha de informação que é feita pela rede social, e ainda mais pelas alegações em como a medida vai afetar as empresas e pequenos negócios.

 

Segundo a entidade, a campanha lançada pelo Facebook contra a Apple é uma tentativa da rede social em desviar atenções sobre as repetidas falas de privacidade das quais o Facebook tem vindo a ser acusado, além de garantir também o seu próprio sustento com a recolha e uso de informação pessoal dos utilizadores – que está na base da plataforma.

 

Pedir autorização para que seja realizada a recolha de dados, segundo a EFF, deve ser um ponto base de qualquer plataforma online, e a Apple é congratulada por aplicar esta medida nos seus sistemas. Esta garante mais controlo aos utilizadores, ao mesmo tempo que permite ou não a estes terem os seus dados usados para outros efeitos.

 

A EFF termina ainda referindo que a campanha do Facebook contra a Apple nada mais é do que um ataque direto à privacidade dos utilizadores, e até mesmo a pequenas e grandes empresas no mercado. Ficou ainda o apelo para que a Google, sobre o sistema Android, aplique também medidas similares à da Apple com o objetivo de fornecer mais privacidade aos utilizadores.

 

Este também será um ponto importante, tendo em conta que a Google também é conhecida pela recolha de dados que realiza a nível dos seus utilizadores, e como tal também não terá benefícios em fornecer ferramentas para garantir que os utilizadores possam bloquear esse tracking.

Nenhum comentário.

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech